João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 29.9ºC
Patos 35.55ºC
IBOVESPA 158457.48
Euro 6,53
Dólar 5,56
Yuan 0,78
Ex-príncipe Andrew é preso no Reino Unido em investigação sobre Jeffrey Epstein
19/02/2026 / 09:07
Compartilhe:
Ex-príncipe Andrew é preso no Reino Unido em investigação sobre ligações com o criminoso sexual Jeffrey Epstein – Foto: Steve Parsons/Pool via AP, Arquivo

O ex-príncipe britânico Andrew Mountbatten-Windsor, de 66 anos, foi preso nesta quinta-feira (19) em sua residência no Reino Unido, em meio a investigações sobre possíveis ligações com o criminoso sexual Jeffrey Epstein, informou a polícia do Vale do Tâmisa à imprensa britânica. A prisão ocorreu cerca de uma semana após a abertura oficial do inquérito sobre suspeitas de que Andrew teria enviado relatórios confidenciais a Epstein enquanto atuava como representante especial do Reino Unido para o Comércio Internacional.

A polícia informou que a prisão ocorreu após “avaliação minuciosa” de uma suspeita de má conduta no exercício de cargo público, mantendo o ex-príncipe sob custódia. Buscas também foram realizadas em dois endereços ligados a Andrew, em Berkshire, a oeste de Londres, e em Norfolk, no leste da Inglaterra.

Embora a identidade do preso não tenha sido oficialmente confirmada pelas autoridades, diversos veículos britânicos, incluindo a BBC, indicaram que se trata de Andrew. Segundo especialistas ouvidos pela emissora, o ex-príncipe ficará em uma cela padrão, sem tratamento especial, enquanto aguarda interrogatório, podendo permanecer detido por até 96 horas.

Andrew já havia sido acusado de agressão sexual por Virginia Giuffre, principal testemunha do caso Epstein, quando ela era menor de idade. Ele sempre negou as acusações. Giuffre morreu por suicídio na Austrália em abril de 2025, aos 41 anos.

Os laços do ex-príncipe com Epstein, revelados por documentos do caso divulgados pelo Departamento de Justiça dos EUA, colocaram a família real britânica sob pressão. O príncipe William e a princesa Kate Middleton declararam estar “profundamente preocupados” com as revelações.

Em outubro de 2025, Andrew foi destituído de todos os títulos reais pelo irmão, o rei Charles III, e se mudou de sua residência oficial em Windsor para uma casa de campo em Sandringham. A família real não comentou oficialmente a prisão até o momento.

A investigação britânica ocorre no contexto de denúncias internacionais que expõem ligações entre Epstein e figuras públicas, com autoridades do Reino Unido pedindo que testemunhas denunciem casos de tráfico de mulheres.

+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp