
A Polícia Civil da Paraíba prendeu, na manhã desta quinta-feira (30), o ex-secretário de Infraestrutura de Alhandra, Luiz Silva de Andrade, durante uma operação que investiga fraudes na reforma de um ginásio no distrito de Mata Redonda.
A operação, chamada “Escada de Penrose”, cumpriu mandados em Alhandra, João Pessoa e Cabedelo. Ao todo, foram cinco mandados de busca e apreensão e um de prisão.
De acordo com a investigação, o ex-secretário, apontado como líder do esquema, era proprietário da empresa vencedora da licitação, o que é proibido pela legislação.
Junto com o ex-diretor de planejamento da pasta, o ex-secretário teria atestado medições de serviços não executados, simulando a conclusão da obra e liberando pagamentos irregulares com recursos públicos municipais. O dano ao erário foi estimado em R$ 204.205,34.
Uma perícia do Instituto de Polícia Científica (IPC) confirmou que itens previstos, como a construção de uma escada de concreto, não foram executados.
O inquérito apura os crimes de fraude à licitação, peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
A Polícia Civil informou que os mandados cumpridos nesta quinta-feira tiveram como objetivo evitar a destruição de provas e reunir novos elementos que comprovem o esquema, supostamente realizado entre 2021 e 2024.