O auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Campina Grande, foi palco do 1º Seminário Paraibano de Marketing Político, realizado na noite desta quarta-feira (8). O evento, que teve como objetivo debater o rumo das próximas eleições, fez uma homenagem ao saudoso advogado e secretário legislativo da Assembleia Legislativa da Paraíba, Guilherme Benicio de Castro. O Seminário contou com a presença de autoridades, familiares do homenageado, profissionais da área e estudantes. O deputado estadual Inácio Falcão representou a ALPB.
O evento trouxe quatro palestras com temas atuais e importantes sobre política, comunicação e direito eleitoral. O realizador do evento, André Mota, disse que o seminário foi uma oportunidade de debater e aprender sobre os desafios e as tendências da comunicação política na era digital, além de prestar uma justa homenagem ao seu amigo Guilherme Castro, que faleceu em julho deste ano.
“Guilherme foi um grande advogado, um grande profissional da Assembleia Legislativa, uma pessoa de nosso carinho, que nos deixou muito
cedo. Nós conseguimos casar essa parte lúdica, essa parte emocional, com o conteúdo jurídico. Nós estamos às vésperas do início de 2024 e você conseguir reunir um grupo de palestrantes, pessoas que conhecem a área e podem contribuir para essa discussão, é muito relevante”, afirmou André.
Uma honraria em memória de Guilherme foi entregue à sua mãe, que se emocionou ao falar do filho. “Foi um filho que sempre me deu muito orgulho, mas muito orgulho mesmo. Criei ele com muita dificuldade, mas graças a Deus ele chegou onde chegou pelos próprios esforços”, frisou.
As palestras do seminário abordaram temas como fake news e eleições, posicionamento e comunicação humanizados no ambiente político, eleições 2024, comunicação política na era digital e reputação e redes sociais, um desafio diário. Os palestrantes foram os advogados Lafayette Gadelha e Vanessa Marques, e as jornalistas Monalisa Melo e Lívia Karol.
Lívia Karol, que falou sobre reputação e redes sociais, disse que o seminário trouxe informações que mostram as tendências da comunicação política atualmente, os desafios das campanhas eleitorais para 2024, estratégias para conteúdo nas redes sociais, estratégias para criar uma boa reputação e também como o uso dos dados pode ajudar muito na construção de um marketing digital cada vez mais forte para os pré-candidatos.
“Eu acho que esse seminário foi muito importante, porque a gente está vivendo um momento de muita transformação na comunicação política, na forma como as pessoas se relacionam com os políticos, com os partidos, com as instituições. A gente está vivendo um momento de muita polarização, de muita desinformação, de muita fake news. Então, a gente precisa estar preparado para enfrentar esses desafios e também para aproveitar as oportunidades que a comunicação digital oferece”, disse ela.