João Pessoa 24.17ºC
Campina Grande 19.9ºC
Patos 23.05ºC
IBOVESPA 127791.6
Euro 6.0976
Dólar 5.789
Peso 0.0058
Yuan 0.8003
Ex-servidora da Prefeitura de Monteiro denuncia prática de rachadinha na Secretaria de Saúde
11/07/2024 / 17:32
Compartilhe:
Eliane (à esq.) diz que nunca achou certo, mas fazia as transações bancárias para não correr o risco de perder o emprego (Fotos: Reprodução/Instagram)

A enfermeira Eliane da Silva começou a trabalhar na saúde pública de Monteiro, na Paraíba, em outubro de 2013. Mais tarde, em 2017, durante a gestão da prefeita Anna Lorena (PSB), teria começado o esquema de rachadinha envolvendo a ex-secretária de Saúde e atual pré-candidata a prefeita de Monteiro, Ana Paula Morato. Em um vídeo compartilhado em rede social digital (veja ao final desta reportagem), a ex-servidora afirma ter sido coagida a transferir parte da remununeração para a conta pessoal de Ana Paula, na época, secretária da pasta.

De acordo com o depoimento, a enfermeira começou a receber gratificações mensais e, em seguida, foi chamada para ter uma conversa com Morato. A ex-secretária teria exigido que a ex-servidora devolvesse, em espécie, parte da gratificação. Eliane conta que, ao manifestar desconforto com a situação, pediu que as transferências não continuassem. No entanto, Ana Paula teria insistido para realizá-las.

Depois, a enfermeira conta que sugeriu que as devoluções fossem realizadas via depósito bancário. Ana Paula teria, então, disponibilizado a própria conta pessoal para as transações.

“Nunca achei certo, mas, para não perder o emprego, fui sujeita a fazer. Ao saber de sua pré-candidatura [de Ana Paula], não achei justo que a população deixasse de saber dessa ocorrência”, declarou a enfermeira.

Comprovantes divulgados por Eliane de transferências realizadas para Ana Paula, então secretária de Saúde do município (Foto: Reprodução)

Em 2021, a então servidora foi demitida. Eliane acredita que a dispensa está diretamente ligada à recusa em continuar participando do esquema.

Veja o vídeo na íntegra:

Pré-candidata nega acusações

A enfermeira Ana Paula, pré-candidata a prefeita de Monteiro pelo PSB, rebateu as acusações feitas nas redes sociais por uma enfermeira que prestou serviços na UPA de Monteiro desde o ano de 2013. Ana Paula esclareceu que naquele período atuava como enfermeira da UPA e, assim como outras profissionais, cobria a ex-colega de trabalho em alguns plantões, prática comum na categoria dos enfermeiros e médicos. Ela negou qualquer tipo de recebimento indevido e acusou a ex-colega de criar acusações falsas com fins políticos.

“Essa profissional de enfermagem que formulou a denúncia mentiu descaradamente ao afirmar que recebia gratificação e repassava para minha pessoa. Na realidade, ela dava plantão na UPA de Monteiro e frequentemente faltava aos plantões, solicitava as suas colegas para a substituírem, e ela repassaria os valores dos plantões. Foi isso que aconteceu comigo e com outras colegas que já se colocaram a disposição para testemunhar judicialmente”.

*Com informações do Termômetro da Política e Política da Paraíba