22.1 C
João Pessoa

“Exame de colesterol deve ser feito a partir dos 10 anos de idade”, afirma cardiologista

De acordo com a cardiologista Ieda Jatene, que dedicou sua vida ao tratamento do coração de crianças, o exame de colesterol deve ser feito a partir dos 10 anos de idade.

Em janeiro de 2022, Ieda assumirá a presidência da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, 45 anos após seu pai exercer a mesma função. Ela é filha de Adib Jatene (1929-2014), a maior referência brasileira na especialidade.

Leia Também

Em entrevista ao jornal O Globo, a médica explica a importância de submeter as crianças ao exame de colesterol, mesmo as saudáveis, para prevenir o desenvolvimento de doenças cardíacas no futuro. Recentemente, a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo começou a recomendar o exame de colesterol a partir dos 10 anos de idade e aos 2 anos de idade no caso de crianças com famílias com histórico de doenças cardiovasculares.

“Até alguns anos atrás a gente achava que um entupimento das artérias que pode levar ao infarto se desenvolvia na idade adulta. Que os fatores de risco para o problema, como o sedentarismo, a obesidade, o diabetes, a pressão alta e o próprio colesterol, só se encontravam na idade adulta. O passar dos anos foi mostrando que algumas situações começam a se desenvolver na infância. Existem até algumas teorias que falam de um desenvolvimento intraútero, mas isso ainda não está comprovado. O que os estudos foram mostrando é que a partir dos 10 anos é preciso começar a investigar as taxas por que muitas crianças já têm as alterações do colesterol e principalmente nessa faixa etária isso muitas vezes é dependente só de erro alimentar. E o estilo de vida das crianças começou a mudar muito ao longo dos anos. Antigamente se brincava na rua, as mães cuidavam da alimentação dos filhos. Então as crianças eram mais ativas fisicamente e tinham uma alimentação mais saudável do que se observa nos dias de hoje. Também se notou que em algumas crianças o colesterol alto se manifestava ainda mais cedo. Então crianças que estão em famílias que os pais ou ascendentes diretos com colesterol muito alto, que precisa ser tratado, ou quando os pais têm doença coronariana antes dos 50 anos de idade, a recomendação é começar a monitorar a partir dos 2 anos de idade”, explica a médica cardiologista pediátrica, Ieda Jatene.

 

 

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

MADRUGADA DE TERROR: tiroteio e correria na Praça da Paz, nos Bancários; veja o vídeo

A madrugada não foi nada tranquila na Praça de Paz, no bairro dos Bancários, em João Pessoa. Vídeos que circulam...

UNIMED nega testes da Covid para usuários do plano em João Pessoa

Em recente comunicado da Unimed João Pessoa para seus clientes, a operadora diz que há escassez de insumos necessários para realização de testes Covid....

Juliette vira personagem de jogo online desenvolvido por estudante paraibano

“Tenho trabalhado cerca de 6 horas por dia no jogo, todos os dias. Criando o conceito, desenhos, animações, programação e gravando, editando pra postar no Instagram. [Na vida real] é lógico que ela vai sair campeã da casa, a quantidade de cactos [apelido dos fãs da participante] só vai aumentar e ela vai continuar sendo o fenômeno que é, mesmo após o fim do programa”, explica o estudante. 

Unimed-JP nega suspensão dos serviços de telemedicina em sua plataforma

O presidente da Unimed João Pessoa, Gualter Ramalho, disse nesta terça-feira ao portal F5 Online que não houve suspensão nos serviços de telemedicina da Cooperativa e sim uma expansão de atendimento.  Em nota enviada à redação do F5, Gualter Ramalho diz que "Em momento algum houve suspensão ou paralisação no atendimento dos serviços de medicina pela Unimed João Pessoa". 

Nas redes, Veneziano já é candidato a governador

O vice-presidente do Senado Federal ainda não confirmou se disputará ou não o Palácio da Redenção, mas as fotos divulgadas ao lado do presidenciável Lula (PT), nesta terça-feira (25), alimentam as discussões sobre a candidatura do emedebista com possível apoio do PT. Da parte da mãe de Veneziano, a senadora Nilda Gondim (MDB), não falta torcida. Em entrevista à Rede Mais Rádio, na noite de ontem, Nilda reforçou suas apostas na candidatura do filho e disse que ele tem aval do presidente nacional da legenda, Baleia Rossi. “Nosso presidente, Baleia Rossi, torce muito por Veneziano para que ele se lance ao Governo do Estado. Veneziano sempre esteve apto para isso. Ele perdeu uma grande oportunidade em 2014 e tem um grande sonho de ser governador do Estado [...] Acredito que nos próximos dias ele define isso. Acredito que não vai demorar. Ele está mantendo os contatos que precisa manter", disse Nilda.
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#