João Pessoa 29.13ºC
Campina Grande 27.9ºC
Patos 34.99ºC
IBOVESPA 146265.58
Euro 6,35
Dólar 5,47
Yuan 0,76
Exame de DNA identifica corpos de idosos mortos em Sapé; crime foi articulado por falso corretor
29/09/2025 / 15:04
Compartilhe:
DNA confirma que corpos achados em Sapé são de casal de idosos desaparecido – Imagem: Reprodução

A Polícia Civil confirmou nesta segunda-feira (29) que os corpos encontrados em decomposição na zona rural de Sapé são de Célia e Nelson Honorato, casal de idosos desaparecido desde 18 de agosto. O resultado foi obtido após exame de DNA realizado pelo Instituto de Polícia Científica (IPC), comparando material coletado do filho das vítimas com a arcada dentária do corpo masculino e um fêmur do corpo feminino.

Segundo a investigação, o crime foi planejado por Ailton Emanuel, que se apresentava como corretor de imóveis interessado na casa do casal, e envolveu outros dois suspeitos, que já estão presos. A Polícia Civil considera o caso elucidado e segue finalizando o processo para indiciamento dos envolvidos.

Crime detalhado

De acordo com o delegado Márcio Pereira, Célia e Nelson foram assassinados no mesmo dia em que desapareceram. Ailton tinha procuração para vender o imóvel do casal, que planejava se mudar para João Pessoa, onde vive o filho de 27 anos, que tem autismo.

O suspeito levou ao local Nicolas Jefferson, de 19 anos, apresentado como interessado em alugar uma casa nos fundos do terreno. Nelson foi atacado com golpes de martelo por Nicolas e finalizado por Ailton, que desferiu pelo menos dez golpes.

Célia, que estava em uma consulta médica, foi chamada pelo falso corretor ao retornar e também foi morta com golpes de martelo. Durante a ação, o filho do casal foi trancado em um quarto. Posteriormente, os corpos foram enterrados em uma área de mata, enrolados em cobertores.

Nicolas foi preso em 17 de setembro e confessou o crime, apontando Ailton como mandante. O martelo utilizado nas mortes havia sido emprestado de uma marcenaria, sob pretexto de ser usado para serviço doméstico.

Filho do casal sobrevive a tentativa de homicídio

O jovem de 27 anos foi levado pelo falso corretor para uma área de mata no dia 22 de agosto, onde foi atacado com golpes de martelo, mas conseguiu sobreviver fingindo estar desacordado. Outro homem de 25 anos, também preso, confessou que havia sido contratado por Ailton para matar o filho.

Mandante preso na Bahia

Ailton Emanuel foi capturado em 26 de agosto dentro de um ônibus em Jaguaquara (BA), com destino a Vitória da Conquista. Ele foi transferido para a Paraíba e permanece preso. O suspeito também é investigado pelo Creci-PB por exercer irregularmente a profissão de corretor de imóveis.

Imóvel do casal chegou a ser vendido

Após o assassinato, Ailton conseguiu vender a casa do casal usando a procuração que os idosos haviam assinado. O comprador foi informado de que os pais do jovem voltariam dias depois, mas o filho acabou sendo vítima da tentativa de homicídio justamente no prazo final de entrega das chaves.

+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp