João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 23.38ºC
IBOVESPA 124495.68
Euro 5.6119
Dólar 5.1728
Peso 0.0058
Yuan 0.714
Expedição Terroá Paraíba: gastronomia, cultura e identidade nordestina viram documentário
16/03/2023 / 11:42
Compartilhe:

O maior festival gastronômico do Nordeste chega na tela do cinema neste mês de março. Após muitas pesquisas, viagens e experiências, o Terroá, Maior Festival Gastronômico do Nordeste, que traz à tona a cultura gastronômica única da região, foi o norte para a produção do documentário “Expedição Terroá Paraíba”, que está pronto para ser lançado.

Ao longo do documentário, os espectadores são guiados por uma jornada de sabores e histórias emocionantes, que mostram a relação íntima entre a comida, a cultura e a identidade nordestina. O “Expedição Terroá Paraíba” apresenta um panorama completo da gastronomia paraibana, percorrendo pelas influências das culturas indígena, africana e portuguesa. “O Terroá nasceu como um festival, mas acabou se tornando muito mais do que isso. Se transformou em um movimento, um sentimento que, de tanto transbordar, virou filme”, descreveu a idealizadora e diretora-geral do projeto, Marina Sá. Para ela, esta é uma oportunidade especial para que os espectadores de todo o mundo possam conhecer mais sobre a Paraíba e se deliciarem com as histórias, os produtos e os destinos apresentados na produção.

O filme, feito em média-metragem com qualidade cinematográfica, reúne histórias surpreendentes de empreendedores, artistas, produtores artesanais e músicos em quatro regiões do estado: o Cariri, o Brejo, o Litoral e o Litoral Ancestral, que é a região costeira habitada pelos povos indígenas.

Produção e roteiro – Embarcando nessa jornada com Marina Sá, a jornalista Nádia Bochi é responsável pela apresentação e pelo roteiro do filme. “Além de documentarista, Nádia é uma repórter experiente, com 18 anos de Rede Globo, e tem uma capacidade incrível de extrair o melhor de cada personagem. Ela se apaixonou pela Paraíba em uma de suas viagens gravando um quadro para o programa Mais Você, de Ana Maria Braga, e hoje tem uma pousada em Barra de Camaratuba”, destacou Marina.

No filme, Nadja Bochi costura momentos narrativas e participações, que compartilham suas histórias e nos enchem de orgulho e emoção. “Esperamos que o filme façam todos se apaixonarem verdadeiramente pelo nosso Terroá Paraíba, nossa riqueza é incontestável, nosso lugar é único”, afirmou Marina.

Lançamento – “Expedição Terroá Paraíba” será lançado no dia 29 de março, no Centerplex do Mag Shopping, às 18h, apenas para convidados.

Ficha Técnica:

Realização: Terroá
Direção geral: Marina Sá
Apresentação e roteiro: Nadia Bochi
Direção de fotografia, edição e finalização: Marcus Mendes
Assistente de fotografia: Rummening Caldas
Captação de Áudio: Genilson Tavares
Still: Max Brito