João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 29.9ºC
Patos 35.55ºC
IBOVESPA 158457.48
Euro 6,53
Dólar 5,56
Yuan 0,78
Exposição ‘A Alegria da Festa’ apresenta 34 obras de Clóvis Júnior na Casa MGA até 19 de fevereiro
29/01/2026 / 16:13
Compartilhe:
Foto: Reprodução

Trinta e quatro obras do artista plástico paraibano Clóvis Júnior estão expostas na Casa MGA até o dia 19 de fevereiro. A mostra “A Alegria da Festa” foi inaugurada nesta quarta-feira (28) e apresenta trabalhos do acervo do próprio artista e seis obras pertencentes ao colecionador Ivan Correia. A curadoria é assinada por Renata Gadelha, que já esteve à frente de outras exposições realizadas no espaço.

Clóvis Júnior, referência no estilo de Arte Naif no Brasil, destacou a surpresa pelo convite da Casa MGA para a realização da exposição, ressaltando a importância da valorização da cultura paraibana. “É uma alegria ver uma iniciativa que valoriza a nossa cultura paraibana, genuinamente paraibana, nordestina e brasileira. Ver tantas pessoas aqui, de segmentos tão diferentes, mostra que a arte tem esse poder de aproximar, de reunir pessoas de diferentes meios e promover encontros como esse”, declarou.

A visitação ficará aberta ao público até 19 de fevereiro, de segunda a sábado, das 14h às 19h, na Casa MGA, localizada na Avenida Cabo Branco, 4.390.

Recorte – A exposição apresenta um recorte que atravessa diferentes momentos da trajetória artística de Clóvis, reunindo pinturas, esculturas e gravuras produzidas ao longo dos anos. Entre as obras expostas está “Navegadores do Mar” (2023), uma tela em preto e branco que, segundo o artista, presta homenagem à técnica da xilogravura.

O conjunto inclui ainda esculturas em calcário, trabalhos de temática religiosa – como “A Santa Ceia” (2018) – e obras dedicadas ao bloco de carnaval ‘Boi do Bessa’, com quadros, instrumentos musicais, como tambor e violão pintados pelo artista, e uma escultura do boi com chifres de caju, retratando a história do bloco, fundado por ele, junto de sua esposa Cassandra Figueiredo.

Para a diretora comercial da MGA Construções e gestora da Casa MGA, Christina Santiago, a mostra convida o público a um mergulho no universo lúdico do artista. “É maravilhoso ter a oportunidade de expor as obras de Clóvis Júnior neste espaço que dedicamos à arte paraibana. Expor esse conjunto de trabalhos é convidar o público a testemunhar narrativas visuais lúdicas, que dialogam diretamente com a cultura popular do nosso estado”, ressaltou.

Clóvis Júnior – Nascido em 22 de junho de 1965, em Guarabira, Clóvis Dias Júnior vive e trabalha em João Pessoa desde 1982. Artista naif e autodidata, atua na pintura, escultura e gravura. Teve passagem pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), como graduando em Educação Artística, onde teve contato com a gravura em metal a partir das orientações de Hermano José. Sua primeira exposição individual aconteceu em 1983, na Biblioteca Central da UFPB.

Ao longo da carreira, Clóvis Júnior participou de diversas exposições no Brasil e no exterior, com trabalhos apresentados em países como Estados Unidos, Argentina e França. Além da produção artística, o artista também é conhecido por sua atuação cultural na cidade. Junto com a esposa, Cassandra Figueiredo, fundou o Bloco Boi do Bessa, há 32 anos, com o objetivo de resgatar a memória do bairro, marcado historicamente pela presença de cajueiros e antigas vacarias – referência que se materializa no boi com chifres de caju, símbolo do bloco e da identidade cultural local.

Casa MGA – A ‘Casa MGA’ íntegra o projeto “Paraibanamente MGA”, criado pela MGA Construções em 2024 e voltado para o fomento e a valorização da cultura e da arte da Paraíba. Ela está localizada na Avenida Cabo Branco, número 4.390. Para mais informações: (83) 3226-3363.