João Pessoa 29.13ºC
Campina Grande 26.9ºC
Patos 33.18ºC
IBOVESPA 119758.48
Euro 5.8023
Dólar 5.4054
Peso 0.006
Yuan 0.7451
Exposição comemora 60 anos de produção artística de Chico Pereira
29/04/2024 / 17:32
Compartilhe:
Usina Cultural Energisa recebe exposição do artista visual paraibano Chico Pereira

A Usina Cultural Energisa recebe nesta quinta-feira (02), na Galeria de Arte, uma exposição do renomado artista visual paraibano Chico Pereira, dando início as comemorações dos 80 anos de vida do artista e 60 anos de produção artística.

A arte de Chico Pereira na Arquitetura traz obras sobre papel (desenhos, aquarelas, colagens), projetos arquitetônicos, fotografias e esboços produzidos entre 1969-2019. Com curadoria de Dyógenes Chaves, a exposição é um passeio pelos seus 60 anos dedicados às artes e à cultura do país.

O legado de Chico Pereira abrange uma vasta gama de expressões artísticas, desde instalações multimídia até técnicas tradicionais como pintura e gravura. Sua obra reflete não apenas sua habilidade técnica, mas também seu compromisso com questões sociais e ambientais, como evidenciado por sua pioneira intervenção urbana em 1979, “Um dia de Sol”, que explorou a interseção entre arte e ecologia.

A exposição faz parte de uma iniciativa da Usina Cultural Energisa, que traz um programa de exposições dedicadas a artistas paraibanos (ou aqui radicados), na ideia que a Paraíba deve reconhecer, antes de tudo, seus artistas e sua produção contemporânea.

São mostras coletivas e individuais já selecionadas — por meio de edital público — no Projeto Ocupação Usina de Artes Visuais 2021-2022, sob a produção da 2OU4 e curadoria do proponente, Dyógenes Chaves, numa realização do Ministério da Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com patrocínio do Grupo Energisa e apoio do Instituto Energisa.

Chico Pereira é natural de Campina Grande, professor aposentado do Departamento de Artes Visuais da UFPB e membro da equipe responsável pela implantação do Museu de Arte Assis Chateaubrian em Campina Grande. Também foi Subsecretário de Cultura do Estado da Paraíba, responsável pela implantação da Lei de Incentivo à Cultura, através do Fundo Estadual de Cultura-Fundesc e membro da Diretoria do Fórum Nacional de Secretários de Cultura do Brasil.

Já realizou exposições individuais e participações em eventos nacionais e internacionais, entre os quais as I e II Bienal Nacional de Artes Plásticas (Salvador, 1968 e 1970), XVI Bienal Internacional de São Paulo (1981) e XIII Bienal Internacional de Valparaíso, no Chile, indicado pela Comissão Nacional de Artes Plásticas da Funarte/MEC.

A arte de Chico Pereira na Arquitetura

  • Abertura: 02 de maio, às 19h
  • Local: Usina Cultural Energisa – Galeria de Arte
  • Visitação: Até 25 de maio, de terça a sexta, das 13h às 18h. Aos sábados e domingos, das 16h às 20h
  • Entrada gratuita