Filho de poeta sanfoneiro e nascido na terra do maior São João do Mundo, Fabiano Guimarães teve o primeiro contato com a sanfona aos 7 anos de idade quando tocou pela primeira vez a música “Benedita Aparecida”, do cantor paraibano Amazan —uma das grandes influências de Fabiano no forró—, além de artistas como o Rei do Baião, Luiz gonzaga, Dominguinhos, Sivuca, Alcymar Monteiro e Flávio José, músicos que estenderam a estrada para que o sanfoneiro de Campina Grande chegasse até aqui.
Fabiano Guimarães comemora cinco anos de carreira solo, mas há vinte toca sanfona e de lá até aqui foram muitas histórias de luta, dedicação e amor pelo que faz. Ao longo desses anos Fabiano dividiu palco com grandes nomes da música paraibana como o ídolo Amazan, Tom Oliveira, Walkyria Santos e a dupla sertaneja Matheus e Kauã.
Apesar da jovem carreira o cantor já soma três EPs —disponíveis nas principais plataformas de streamings— e dois DVDs, o último, intitulado “chekin-in” foi lançado no ano passado com canções inéditas.
“A gente vinha com um material já antigo de mais de cinco anos e a pedido dos nossos fãs decidimos gravar um material todo novo […] meu estilo de cantar mudou muito e esse dvd é o reflexo disso”, disse o cantor em entrevista ao Portal F5 Online.
O start nacional do artista aconteceu em 2019 quando representou a Paraíba no programa Raul Gil, no SBT.
“Meu maior orgulho é representar a cultura da Paraíba pelo Brasil a fora, é o reconhecimento do meu trabalho”, disse.
O último EP de Fabiano foi em homenagem ao São João de Campina Grande. Por causa da pandemia da covid-19, a festa teve que ser cancelada no ano passado pelo segundo ano e foi então que o cantor decidiu gravar músicas relembrando os melhores momentos da festa junina que é tradição no nordeste. O ‘EP de São João’ está disponível no YouTube e o músico já adiantou: “este ano pretendo lançar o quarto disco da minha carreira”.