Dois adolescentes perderam a vida e outras 31 pessoas ficaram feridas em um grave acidente envolvendo um ônibus escolar na rodovia PB-077, na manhã desta terça-feira (1º). O veículo tombou em uma curva conhecida como Ladeira do Espinho, entre os municípios de Pilões e Cuitegi, na Paraíba.
As vítimas fatais foram identificadas como Gustavo Batista Belo da Silva, de 13 anos, e Fátima Antonella Guedes de Albuquerque, de 16 anos. Gustavo estudava em uma escola particular em Guarabira, enquanto Antonella cursava o ensino médio e fazia um curso técnico em informática na Escola Cidadã Técnica Integral Dom Marcelo Pinto Carvalheira, também em Guarabira. Ambos eram coroinhas de uma igreja católica em Pilões.
O acidente mobilizou equipes de resgate, que encaminharam os feridos para o Hospital Regional de Guarabira, o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa e a UPA de Guarabira. Entre os feridos, uma pessoa teve uma das mãos decepada.
+++LEIA TAMBÉM:
As autoridades investigam as causas do acidente. O tenente Glauco, do Corpo de Bombeiros, indicou que o ônibus pode ter sofrido uma falha no sistema de freios, pois não foram encontradas marcas de frenagem na pista. O perito Miguel Sales, da Polícia Civil, confirmou que o veículo tombou ao fazer a curva e se arrastou pelo asfalto até colidir com uma mureta, o que evitou que ele caísse em uma ribanceira.
O delegado João Amaro afirmou que aguarda o depoimento do motorista e que será realizada uma nova perícia detalhada tanto no veículo quanto no local do acidente.
Em nota, a Prefeitura de Pilões lamentou o ocorrido e informou que instaurará um procedimento administrativo para investigar as causas do acidente. O ônibus era alugado e, segundo a gestão municipal, havia passado por revisão recentemente. Até o momento, a empresa responsável pelo veículo não foi identificada.
Os corpos de Gustavo e Antonella foram liberados para velório e sepultamento em Pilões. As despedidas estão previstas para esta quarta-feira (2/4).
É com profundo pesar que o município de Pilões lamenta o trágico acidente ocorrido na manhã desta terça-feira (01), na PB-077, envolvendo um ônibus escolar do município.
Neste momento de absoluta dor, a Administração Municipal expressa solidariedade às crianças, familiares, amigos e aos colegas dos nossos estudantes, bem como a toda a comunidade que sente estas perdas irreparáveis.
Desde os primeiros instantes, a prefeita Soraya acompanhou presencialmente o ocorrido e mobilizou imediatamente as equipes de emergência para prestar o socorro necessário. O Corpo de Bombeiros, o SAMU e as ambulâncias da nossa cidade atuaram rapidamente. Agradecemos também aos municípios vizinhos que participaram do resgate e atendimento às vítimas.
Sabemos que este é um momento de angústia e também de muitas perguntas. Assim como toda a população, queremos respostas sobre o que ocorreu e estamos acompanhando de perto a apuração dos fatos pelas autoridades competentes. É fundamental que tudo seja esclarecido.
Pilões está de luto. Estamos comprometidos em prestar toda a assistência necessária às vítimas e suas famílias.
Nesse instante, não temos palavras para expressar os nossos sentimentos. Porém, externamos nossos votos de solidariedade, rogando a Deus suas bênçãos para que conforte o coração dos familiares e amigos, e que a luz e o amor divino pairem sobre a alma de todos que sofrem estas imensuráveis perdas, os console e lhes dê serenidade para atravessar esta tempestade.