O vereador Odon Bezerra (PSB), líder da maioria na Câmara Municipal de João Pessoa, afirmou nesta manhã que ainda definirá o nome do novo integrante da CPI dos Combustíveis, após a renúncia do vereador Raoni Mendes (DC) à presidência e ao cargo de membro da comissão.
Raoni Mendes deixou a comissão alegando que os trabalhos da CPI foram desvirtuados por manobras políticas e disputas pessoais. Ele apontou que colegas da Casa teriam transformado a investigação em um “palanque político” e “palco de vaidades”, citando nominalmente os vereadores Guguinha (PSD) Fábio Carneiro (SD), este último como autor do requerimento que pedia sua saída. Raoni reforçou que, apesar do parecer favorável da Procuradoria da Câmara, não se sentia confortável em permanecer na presidência ou como membro da CPI.
Odon disse ter sido surpreendido pela renúncia e explicou que precisará conversar com Raoni para entender os motivos antes de indicar um substituto. Ele ressaltou que a escolha do novo membro será feita “no tempo hábil” e que até o momento nenhum nome foi definido ou se colocou como candidato à vaga.
O líder da maioria comentou que a primeira sessão da CPI foi marcada por amadorismo, mas destacou que a prioridade agora é recompor a comissão de forma transparente:
“A primeira sessão teve problemas, mas prefiro aguardar os fatos e fazer a indicação após conversar com os colegas e com a pessoa que será indicada”, explicou Odon.
O vereador reforçou que seguirá o entendimento da Presidência da Câmara e da Procuradoria, segundo o qual a indicação dos membros da CPI deve ser feita pelos partidos, cabendo ao presidente da Casa a prerrogativa de definir a composição da comissão, incluindo a relatoria.
“São regras de jogo que precisam ser respeitadas. Não adianta mudar a metodologia no meio do processo. Se houver necessidade de alteração, isso será feito no tempo oportuno”, disse.
A expectativa é que a recomposição da comissão permita a continuidade dos trabalhos de investigação sobre possíveis irregularidades e práticas de cartel no setor de combustíveis em João Pessoa.