Uma comissão formada por cinco federações de futebol do Nordeste será responsável por propor a nova fórmula de disputa da Copa do Nordeste 2026. A equipe foi nomeada pelo presidente da CBF, Samir Xaud, e reúne os dirigentes das federações de Alagoas (Felipe Feijó), Ceará (Mauro Carmélio), Paraíba (Michelle Ramalho), Rio Grande do Norte (José Vanildo) e Sergipe (Milton Dantas).
De acordo com comunicado divulgado pela Federação do Rio Grande do Norte, que preside o grupo, a missão é reformular o regulamento do torneio e criar ações que garantam maior fortalecimento e sustentabilidade à competição regional.
A mudança ocorre em meio à previsão de redução dos campeonatos estaduais para apenas 11 datas, o que deve impactar também o Nordestão. A fase de grupos, que em 2025 já foi diminuída de oito para sete rodadas, pode sofrer novo corte. Nos bastidores, existe a possibilidade de a disputa voltar ao formato de mata-mata, adotado em 1997 e 2003.
Segundo o presidente da FNF, José Vanildo, a proposta em estudo contempla 20 clubes: os nove campeões estaduais, os três melhores ranqueados de Bahia, Ceará e Pernambuco — que entrariam direto na fase de grupos — e mais oito vices estaduais, que disputariam uma fase eliminatória. O único estado de fora seria o Piauí, por ter a pior posição no ranking da CBF.
A nova fórmula deve ser apresentada junto com o calendário oficial do futebol brasileiro, previsto para a primeira quinzena de outubro.
+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp
*com informações do Arena Correio