Nesta sexta-feira (22) o empreendedorismo feminino foi o grande protagonista da Feira do Empreendedor. Os pontos altos do evento foram a entrega da etapa regional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, que homenageou 12 empreendedoras paraibanas, e as palestras da jornalista e ativista da maturidade Maria Cândida e da atriz e empreendedora Giovanna Antonelli, A Feira do Empreendedor é uma realização do Sebrae/PB, em parceria com o Governo do Estado, já ultrapassou a expectativa de inscritos e conta com quase 19 mil inscritos, que participam do evento que acontece até este sábado (23).
A empresária destaque na liderança feminina no mundo dos negócios, Giovanna Antonelli, realizou uma palestra sobre o discurso do óbvio. Entre os destaques, falou da alegria da passagem inédita no estado. “Eu tô pela primeira vez em Campina Grande e tô extremamente feliz em participar desse movimento, da Feira do Empreendedor. A Paraíba de fato é um estado que pulsa empreendedorismo e eu acredito que, quando a gente promove eventos como esse, que tem conexão, sintonia, empreendedorismo, gente, isso acaba sendo muito mais do que palestra ou teoria, é experiência. Muitas pessoas não sabem a hora certa de empreender, o melhor momento, mas o segredo é começar. Assim como aquela trend, primeiro você começa, depois você melhora”, destacou a empreendedora.
A inclusão, as finanças e a liderança foi o tema da palestra da jornalista, produtora de conteúdo e referência no ativismo da maturidade no mercado de trabalho, Maria Cândida, que também conheceu a Paraíba pela primeira vez “Eu sou jornalista, muitos me conhecem da televisão, só que hoje sou também empreendedora do audiovisual e ativista da maturidade. Esse movimento começou justamente porque eu fui envelhecendo e eu tomei esse envelhecimento como um momento de poder, porque acredito muito que toda a economia está nas mãos das pessoas 50+. Estamos lidando com uma mudança demográfica no mundo, em três décadas ou até mesmo antes, a gente vai ter cada vez mais pessoas com mais idade e consumindo.
De acordo com o Sebrae, existe um crescimento exponencial no número de atendimentos a mulheres na Paraíba. Em 2024 foram mais de 85 mil. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) até o ano passado 140 mil mulheres eram donas de pequenos negócios e 57% atuam no comércio e serviços, no entanto, a redução da informalidade ainda é um desafio, para cada dez empresárias, apenas duas são formais. O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios homenageou 12 empreendedoras paraibanas nas categorias Pequenos Negócios; MEI; Produtora Rural; Ciência e Tecnologia; e Negócios Internacionais.
“Nós conhecemos histórias extraordinárias relativas ao empreendedorismo feminino na Paraíba. Encontramos também algumas dificuldades das próprias mulheres não acreditarem na força e no potencial que elas têm. Mas ao mesmo tempo nos deparamos com pessoas que não desistem, que persistem mesmo em meio às várias outras atividades que desenvolvem, como a maternidade e o cuidado com a família. Além da administração dos negócios precisam conciliar com todas essas atribuições, mas o que estamos vendo é que esse cenário tem mudado, percebemos em eventos como a Feira do Empreendedor e também através de todo o trabalho que o Sebrae desenvolve junto às paraibanas. Percebemos um cenário cada vez mais promissor”, ressaltou Ana Maria Mota, analista do Sebrae/PB e gestora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios no estado.
Programação – O encerramento da Feira do Empreendedor acontece neste sábado (23) e é aberto ao público inscrito das 14h às 22h. Entre as atrações do último dia estão Nath Finanças; a influenciadora Pequena Lô; o medalhista olímpico Flávio Canto; e o advogado, referência em Tecnologia, Ronaldo Lemos invadem os palcos da Feira do Empreendedor.
Inscrições gratuitas e mais informações – https://feiradoempreendedorpb.com.br/ | Instagram: @sebraeparaiba