O calendário de 2026 será um dos mais favoráveis dos últimos anos para quem gosta de planejar descansos prolongados. Dos dez feriados nacionais previstos, nove vão cair em dias úteis, abrindo espaço para “emendar” datas e organizar viagens ou momentos de lazer.
Segundo levantamento, sete desses feriados ocorrerão em segundas ou sextas-feiras, o que facilita a formação dos populares feriadões sem a necessidade de folgas adicionais. Entre os exemplos estão o Dia do Trabalho (1º de maio, uma sexta-feira) e a Independência do Brasil (7 de setembro, uma segunda-feira).
Além dos feriados que já coincidem com o início ou o fim de semana, outras datas também poderão ser estendidas com algum planejamento. É o caso da Confraternização Universal (1º de janeiro, uma quinta-feira) e do Dia de Tiradentes (21 de abril, uma terça-feira). Com apenas um dia de folga extra, essas datas também se transformam em grandes oportunidades de descanso.
Com essa possibilidade, até nove feriados nacionais poderão ser emendados em 2026, aumentando as chances de quem gosta de aproveitar períodos mais longos de pausa.
Quando se incluem os pontos facultativos, como o Carnaval (16 e 17 de fevereiro) e o Corpus Christi (4 de junho), o número de dias úteis com possibilidade de folga ou emenda ultrapassa dez.
Confira as principais datas: