A segunda edição do Festival Internacional de Cinema de João Pessoa (FestincineJP) movimenta o cenário de arte e cultura a partir deste domingo (26). A sessão de abertura do festival está marcada para às 19h, no Centerplex, no Mag Shopping, com uma estreia no circuito paraibano: o filme ‘Mais Pesado é o Céu’, que tem o ator Matheus Nachtergaele como protagonista.
Participam da solenidade de abertura autoridades, produtores, representantes de organizações ligadas ao mercado audiovisual e os homenageados deste ano: o cineasta paraibano Bertrand Lira, o coletivo ¡Las Luzineides!, que é especializado em produção de curta-metragens, e o ator e diretor Matheus Nachtergaele.
Durante uma semana, o FestincineJP vai exibir gratuitamente 42 filmes entre mostras competitivas e os convidados. A realização é da prefeitura de João Pessoa, por meio da Funjope. Toda a programação do festival está disponível no site do evento.
Receba as notícias do F5Online no WhatsApp
Também no domingo, 26, o cantor paraense Felipe Cordeiro e o coletivo FERVE fazem um show no Largo São Frei Pedro Gonçalves, no Centro Histórico de João Pessoa. A apresentação é gratuita e está marcada para as 16h.
Felipe Cordeiro é considerado um nome de destaque na música contemporânea brasileira, valorizando a união de estilos populares paraenses com a vanguarda pop. Em seus trabalhos, o artista traz referências da guitarrada, tecnobrega, carimbó, new wave, MPB e música eletrônica.
O coletivo FERVE une a música nordestina e elementos da cultura latino-americana e utiliza também sons produzidos por simuladores, samplers e computadores. A formação da banda conta com Anderson Foca, Guirraiz e Big Jesi, três dos principais e mais ativos produtores do nordeste brasileiro, responsáveis por projetos como o DoSol, BBS, Sinta a Liga a Crew, Mutuca Estúdio, Burro Morto, Camarones Orquestra Guitarrisitica, entre outros.
O FestincineJP vai além de uma ampla programação de filmes. O festival tem uma atuação para desenvolver o mercado audiovisual, ofertando um ambiente próprio para novas parcerias, com a realização de rodadas de negócios, o Laboratório de Produção Executiva, debates, masterclass e contato com 19 players que atuam nacionalmente no mercado audiovisual.
Marcus Alves, diretor executivo da Funjope, explica a importância do poder público para fomentar o audiovisual. “Neste evento temos uma grande perspectiva para o ambiente de mercado. Ele vem mais robusto, com maior número de players. As rodadas de negócio serão uma oportunidade única para os participantes. Ano passado foram 250 rodadas e alguns se beneficiam até hoje porque continuam com este contato”, afirmou.