João Pessoa 29.13ºC
Campina Grande 26.9ºC
Patos 35.17ºC
IBOVESPA 121570.8
Euro 5.7475
Dólar 5.2899
Peso 0.0059
Yuan 0.7306
FestincineJP começa neste domingo e movimenta setor do audiovisual na Paraíba
24/05/2024 / 16:09
Compartilhe:
Festival vai exibir 42 filmes gratuitamente

A segunda edição do Festival Internacional de Cinema de João Pessoa (FestincineJP) movimenta o cenário de arte e cultura a partir deste domingo (26). A sessão de abertura do festival está marcada para às 19h, no Centerplex, no Mag Shopping, com uma estreia no circuito paraibano: o filme ‘Mais Pesado é o Céu’, que tem o ator Matheus Nachtergaele como protagonista.

Participam da solenidade de abertura autoridades, produtores, representantes de organizações ligadas ao mercado audiovisual e os homenageados deste ano: o cineasta paraibano Bertrand Lira, o coletivo ¡Las Luzineides!, que é especializado em produção de curta-metragens, e o ator e diretor Matheus Nachtergaele.

Durante uma semana, o FestincineJP vai exibir gratuitamente 42 filmes entre mostras competitivas e os convidados. A realização é da prefeitura de João Pessoa, por meio da Funjope. Toda a programação do festival está disponível no site do evento.

Receba as notícias do F5Online no WhatsApp

Felipe Cordeiro faz show gratuito na abertura do FestincineJP

Show com Felipe Cordeiro

Também no domingo, 26, o cantor paraense Felipe Cordeiro e o coletivo FERVE fazem um show no Largo São Frei Pedro Gonçalves, no Centro Histórico de João Pessoa. A apresentação é gratuita e está marcada para as 16h.

Felipe Cordeiro é considerado um nome de destaque na música contemporânea brasileira, valorizando a união de estilos populares paraenses com a vanguarda pop. Em seus trabalhos, o artista traz referências da guitarrada, tecnobrega, carimbó, new wave, MPB e música eletrônica.

O coletivo FERVE une a música nordestina e elementos da cultura latino-americana e utiliza também sons produzidos por simuladores, samplers e computadores. A formação da banda conta com Anderson Foca, Guirraiz e Big Jesi, três dos principais e mais ativos produtores do nordeste brasileiro, responsáveis por projetos como o DoSol, BBS, Sinta a Liga a Crew, Mutuca Estúdio, Burro Morto, Camarones Orquestra Guitarrisitica, entre outros.

Mercado

O FestincineJP vai além de uma ampla programação de filmes. O festival tem uma atuação para desenvolver o mercado audiovisual, ofertando um ambiente próprio para novas parcerias, com a realização de rodadas de negócios, o Laboratório de Produção Executiva, debates, masterclass e contato com 19 players que atuam nacionalmente no mercado audiovisual.

Marcus Alves, diretor executivo da Funjope, explica a importância do poder público para fomentar o audiovisual. “Neste evento temos uma grande perspectiva para o ambiente de mercado. Ele vem mais robusto, com maior número de players. As rodadas de negócio serão uma oportunidade única para os participantes. Ano passado foram 250 rodadas e alguns se beneficiam até hoje porque continuam com este contato”, afirmou.