Cineastas, produtores(as) e artistas do audiovisual já podem se preparar: estão abertas as inscrições para a 20ª edição do Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB, que acontece entre os dias 19 e 22 de novembro e celebra duas décadas de história e resistência cultural.
O lançamento do festival aconteceu na noite de quinta-feira (28), no Centro de Arte e Cultura (CAC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), reunindo coordenadores, cineastas, produtores e convidados. Durante a cerimônia, foi inaugurada a Sala Comunicurtas UEPB, localizada na sala 108 do CAC, que será a sede permanente do festival e sediará atividades contínuas, como cineclubismo e curadorias pedagógicas.
Os interessados podem inscrever seus trabalhos em diversas categorias, incluindo ficção, documentário, animação, reportagem, filme publicitário ou videoclipe, por meio de envio online via plataformas como YouTube, Vimeo, Google Drive ou Sendspace.
O festival oferece diferentes mostras para participação:
A identidade visual da edição 2025 foi criada pelo artista campinense Arnilson Montenegro, com experimentações em xilogravura e cores vibrantes que representam a força da cultura nordestina. A designer Morgana Máximo finalizou o material, que também traz como ícone a gravura do pássaro cor-de-rosa, concebido por Rebeca Souza, símbolo do festival.
Segundo o coordenador Hipólito Lucena, que também atua na Comunicação da UEPB, a abertura marca o início das atividades da nova edição, mas o festival mantém presença contínua na cidade, fomentando outros festivais, a produção audiovisual e a cultura local. No ano passado, quase 1.700 filmes foram inscritos, e Lucena alerta sobre a necessidade de enviar trabalhos dentro do prazo deste ano.
O Comunicurtas UEPB é promovido pelo Ypuarana Cultural e pela Polvo – Cinema, Arte e Educação, com apoio da UEPB, da TV UEPB, das Secretarias de Cultura de Campina Grande e da Paraíba, e é viabilizado pelo Edital Vladimir Carvalho Nº 027/2024.
Confira o edital completo e o link para inscrições