João Pessoa 29.13ºC
Campina Grande 29.9ºC
Patos 37.03ºC
IBOVESPA 128132.37
Euro 6.1087
Dólar 5.7816
Peso 0.0058
Yuan 0.7998
Festival Internacional de Música de Câmara da UFPB começa hoje em João Pessoa
11/08/2023 / 07:50
Compartilhe:

A 6ª edição do Festival Internacional de Música de Câmara da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) começa nesta sexta-feira (11) e segue até 19 de agosto, com apresentações gratuitas que unem a música de concerto e a cultura popular por meio da literatura de cordel.

A Sala de Concertos Radegundis Feitosa e o Cine Aruanda, ambos no campus I da UFPB, em João Pessoa, serão os palcos por onde passarão musicistas do Brasil, Canadá e Estados Unidos, e nove cordelistas da Academia de Cordel do Vale do Paraíba (ACVPB). Os concertos serão realizados sempre às 20h.

Este ano, o festival tem a direção artística do maestro e violinista norte-americano Paul Chou, regente da Orquestra Sinfônica da Pensilvânia (EUA), junto ao professor Felipe Avellar de Aquino, do Departamento de Música da UFPB.

Os cordelistas que se apresentarão ao longo do festival são Merlânio Maia, Claudete Gomes, Cristine Nobre Leite, Sheilla Virgínia, Annecy Venâncio, Raniery Abrantes, Emanoel Oliveira, Manoel Belisario, Felipe Emmanuel. Está programada também a participação do grupo de declamação poética “Poesia de Cordel”, composto por 30 crianças e adolescentes da Escola Municipal Padre Pedro Serrão, de João Pessoa.

Abertura do festival

A abertura do Festival de Música de Câmara, nesta sexta, 11 de agosto, contará com apresentação da Orquestra Sinfônica da UFPB (OSUFPB), que será regida pelo Maestro Paul Chou. O concerto contará com dois solistas integrantes da OSUFPB, Rodrigo Eloy (violino) e Andreyna Dinoá (violoncelo), tocando o Concerto Grosso de Geminianni. Além do pianista Luiz Gustavo Carvalho, um dos maiores concertistas brasileiros da atualidade, que apresentará o Concerto de Shostakovich para piano, trompete e orquestra de cordas, ao lado de Estevão Gomes (trompete).

De acordo com o organizador, o festival apresentará um repertório eclético e abrangente, com muitos compositores brasileiros, paraibanos, além do repertório camerístico universal. Haverá um resgate de obras de compositores menos tocados no Brasil, como Josef Suk e Ernst von Dohnányi.

“No concerto de encerramento, teremos repertório que vai do berimbau a Brahms. Uma ousadia musical que só poderia acontecer na Paraíba”, disse o professor Avellar.

O evento também contará com apresentações de professores da UFPB, além de grupos como Fórmula Duo, Quinteto Parambuco e Sexteto Potiguar.

Confira a programação completa do evento