Toda música brasileira é afro-brasileira. Reafirmando essa premissa, o Festival Rumpilezz – Música e Pensamento reúne artistas baianos e internacionais em apresentações online e gratuitas, com transmissão no YouTube da Rumpilezz, neste final de semana (10 e 11). O objetivo do festival é difundir o método de ensino musical UPB (Universo Percussivo Baiano), criado pelo maestro e educador Letieres Leite, e destacar o legado dos ritmos de matriz africana na constituição da música brasileira.
No sábado (10), Letieres, que também é o idealizador do evento, reúne o artista sonoro e guitarrista baiano Junix – que já colaborou com nomes como BaianaSystem, Arto Lindsay, Carlinhos Brown, Lucas Santtana e Cirque du Soleil; o produtor e DJ húngaro Àbáse e o rapper e multi-instrumentista alemão Kechou, em um concerto instalação ao vivo, às 19h, para uma criação coletiva de novos sons.
“É um encontro de músicos de diversas tendências, gêneros, estilos e culturas, mas com um ponto em comum: trabalham com a música contemporânea desconstruída, a música espontânea e instantânea. Cada um vai propor uma textura, uma direção e não estaremos preocupados com problemas de delay e defasagem que acontece nas trocas musicais na internet. Ao contrário, vamos usar isso como motivo de observação e de estímulo para a criação coletiva”, explica Leite.
A produção do concerto instalação é do artista sonoro, pesquisador e produtor cultural Edbrass, coordenador do Low Fi – Processos Criativos.
Já no domingo (11), os cantores Lazzo Matumbi e Márcia Short são os convidados de Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz em um show gravado e com transmissão no YouTube da Rumpilezz às 21h.
Mais cedo, às 20h, quem se apresenta é o Letieres Leite Quinteto com a participação do guitarrista e compositor Mou Brasil, referência de música instrumental autoral, jazz e afro.
A programação do festival, que teve início na terça-feira (06), contou com duas Oficinas UPB Petrobras sobre a aplicação do Método UPB, ministradas por Letieres Leite, e dois laboratórios experimentais com jovens formados pelo Programa Rumpilezzinho, para criação de novos arranjos para músicas de Baco Exu do Blues e Larissa Luz.
O resultado são dois clipes: “Cante pra Chamar”, de Larissa, já disponível ao público, e “Oração à Vitória”, de Baco, que será lançado às 20h desta sexta-feira (09).
“Esse laboratório é uma experiência prática de tudo que os alunos vieram aprendendo, nos últimos anos, no Laboratório de Formação para Jovens baseado no Método UPB. Todo o processo criativo foi pensado e elaborado por eles: a concepção do arranjo, a percepção da estrutura rítmica, a ligação da música com sua ancestralidade e com os novos movimentos tecnológicos, até a mixagem e finalização de áudio”, destaca Letieres Leite, que assina a direção artística.
Também está no ar, disponível no canal do YouTube da Rumpilezz, a websérie OMOYA, dirigida por Urânia Munzanzu, com quatro episódios, abordando temas como o racismo na Axé Music, machismo e misoginia na música, além do próprio método UPB de ensino e aprendizagem musical.
Promovido pelo Instituto Rumpilezz (formado pela Orkestra Rumpilezz, o programa educativo Rumpilezzinho – Laboratório Musical de Jovens e o Letieres Leite Quinteto), o Festival Rumpilezz – Música e Pensamento conta com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Cultural, a partir da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.
Transmissão: Youtube da Rumpilezz (https://www.youtube.com/c/