A Força Integrada de Combate à Criminalidade Organizada na Paraíba (FICCO/PB) deflagrou, nesta quarta-feira (10/9), a Operação Cariri Sentinela para reprimir o tráfico de drogas e o comércio clandestino de armas nas cidades de São João do Cariri e Monteiro, no Cariri paraibano.
De acordo com a FICCO, estão sendo cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e três de busca e apreensão, expedidos pela 3ª Vara Regional de Garantias de Campina Grande. As diligências são realizadas de forma simultânea e seguem protocolos para interromper fluxos ilícitos e preservar provas.
As investigações apontam que os suspeitos atuavam no tráfico de pasta base de cocaína e maconha, além de intermediação e circulação de armamentos.
Um dos elementos apurados indica tratativas para a comercialização de uma metralhadora calibre .30, o que representaria a segunda negociação desse tipo de armamento – de alto poder de fogo que poderia ser usado em ataques a carros-fortes.
+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp
Os trabalhos continuam para identificar outros envolvidos, mapear ramificações do grupo e apurar fontes de financiamento, rotas logísticas e vínculos associativos. Novas medidas podem ser adotadas ao longo da apuração.
A denominação “Cariri Sentinela” faz referência à vigilância permanente e à resposta coordenada do Estado contra o crime organizado no Cariri paraibano, segundo nota da operação divulgada pela Polícia Federal.
A FICCO/PB é composta pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba e Secretaria da Administração Penitenciária da Paraíba, reforçando a integração e o compartilhamento de informações no combate ao crime organizado.