Após sair em vantagem nos primeiro jogo pela terceira fase da Copa do Brasil, o técnico do Flamengo, Filipe Luís, fez uma análise do Botafogo-PB e elogiou a postura defensiva da equipe paraibana na partida disputada no estádio Castelão, em São Luís, no Maranhão, na noite de quinta-feira (1º). O comandante rubro-negro ainda destacou que essa qualidade do Belo pode ser um trunfo para a briga pelo acesso à Série B do Brasileiro.
O elogio de Filipe Luís não foi à toa. O gol marcado por Joshua, que garantiu a vitória do Flamengo, só saiu aos 40 minutos do segundo tempo. Mesmo criando várias chances perigosas, o time carioca teve dificuldades de furar a defesa botafoguense, especialmente por conta da boa atuação do goleiro Michael Fracaro.
Durante a coletiva pós-jogo, ao responder a pergunta de Iago Sarinho, repórter da rádio Tabajara, Filipe Luís explicou que esperava um jogo mais difícil por conta da condição do gramado do Castelão, mas admitiu que também encontrou dificuldade diante um Botafogo-PB bem treinado e organizado defensivamente.
Foi uma análise onde eu imaginei um jogo difícil pelo gramado, mas reconhecendo claramente a nossa superioridade técnica dos jogadores. Por mais que eu tenha um time bem qualificado, é um time (Botafogo-PB) que você vê que estão com as ideias muitas claras, é bem treinado, principalmente, na fase defensiva, e me demonstrava que iríamos ter dificuldade por dentro dessa equipe. Mas, claro, que com o campo, a circulação de bola fica um pouco mais lenta nesse aspecto. Mas eu não posso deixar de reconhecer que na análise que fiz, eu senti que éramos bem superiores ao time deles. Não sei, sinceramente, o nível da Série C, mas, eu acredito que uma equipe tão bem trabalhado na fase defensiva possa, sim, brigar pelo acesso. Esse ano, jogamos contra algumas equipes no Carioca, como o Volta Redonda, que joga a Série B, essa equipe tem o nível técnico e tático parecido ou até superior à essas equipes, destacou o técnico.
Com a vantagem rubro-negra, Flamengo e Botafogo-PB voltam a se enfrentar pelo segundo e último jogo da terceira fase da Copa do Brasil, no dia 21 de maio, às 21h30, no Maracanã. Para se classificar, o Mengo precisa apenas de um empate. Já o Belo necessita vencer por mais dois ou mais gols de diferença para avançar no tempo regulamentar. Caso vença por um, a decisão vai para os pênaltis.