João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 22.77ºC
IBOVESPA 127256
Euro 6.38162
Dólar 5.8363
Peso 0.00543857
Yuan 0.77346078
“Fiquei chocada”: atriz trans tem gênero alterado para masculino no passaporte após decisão de Trump
21/02/2025 / 15:40
Compartilhe:
Hunter Schafer como Jules em “Euphoria” – Foto: Divulgação/HBO

A atriz Hunter Schafer, 26, teve o gênero alterado para masculino no passaporte após decisão de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos.

Conhecida por ser uma das protagonistas da série Euphoria, ela desabafou sobre a situação em vídeo publicado nas redes sociais. Hunter exibiu a foto do seu novo passaporte, que agora lista seu gênero como masculino em vez de feminino, gênero com o qual ela se identifica.

Em ato executivo emitido no início do governo, Trump revelou que só aceitaria a definição de gênero como masculino e feminino, além de orientar as agências federais a encerrarem a promoção do conceito de “transição de gênero”.

“Não estou postando muito ultimamente, mas tive uma dura verificação da realidade hoje que me pareceu importante compartilhar com quem estiver ouvindo. Muitos lembram que no primeiro dia de governo do Trump ele assinou uma ordem executiva para declarar apenas dois gêneros reconhecidos pelo estado: feminino e masculino de nascimento”, iniciou a atriz.

“Minha primeira reação foi pensar ‘só acredito quando ver’. E hoje, eu recebi o meu novo passaporte. Está marcado masculino. Agora para especificar, os meus marcadores de gêneros mudaram quando eu era adolescente e peguei minha carteira de motorista. Depois foi meu passaporte, tudo estava marcado como feminino desde então”, acrescentou.

“Não estou fazendo esse post para criar pânico, ou para gerar drama, ou receber consolo, eu não preciso disso. Mas eu acho que vale a pena postar para notar a realidade da situação e que isso está acontecendo. Eu fiquei chocada. Eu simplesmente não achava que isso realmente ia acontecer. Quero reconhecer meu privilégio, não apenas como uma trans mulher famosa que é branca […] Eu sou lida como cis, e ainda assim aconteceu.”

“Ninguém, não importa o quão rico, branco, bonito ou o que seja, está excluído. […] Eu realmente não me importo que tenham colocado um ‘M’ no meu passaporte. Isso não muda realmente nada sobre mim ou sobre minha transição, no entanto, isso torna a vida um pouco mais difícil. Tenho quase certeza de que isso vai vir junto com o fato de eu ter que me assumir para agentes da patrulha de fronteira […] muito mais vezes do que eu gostaria ou é realmente necessário. E pensando em outras mulheres trans ou outras pessoas trans para as quais isso pode estar acontecendo”, lamentou Hunter Schafer.

Hunter Schafer compartilhou imagem do passaporte novo com gênero trocado. Confira:

+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp