SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Em uma grande atuação coletiva, que teve como principal destaque o “hat trick” de Gabigol, o Flamengo goleou o Bahia por 5 a 0 em pleno estádio de Pituaçu (BA), pulou três posições na tabela e se aproximou do G-4 do Campeonato Brasileiro. Os outros gols foram marcados por Pedro e Vitinho.
O Rubro-Negro agora soma 18 pontos, mas tem dois jogos a menos. Já o Tricolor baiano foi ultrapassado pelo seu adversário desta noite e, com 17 pontos, caiu para a oitava colocação.
Nesta semana o Flamengo vira a chave para a Copa Libertadores, onde nesta quarta-feira (21) enfrenta o Defensa y Justicia, no estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), pelo jogo de volta das oitavas de final da competição. Na ida, na Argentina, o Rubro-Negro venceu por 1 a 0 e agora tem a vantagem do empate.
O Bahia, por sua vez, terá uma semana de descanso e volta a campo somente no domingo (25), em Belo Horizonte (BH), quando enfrentará o Atlético-MG.
O Flamengo não deixou o Bahia sentir o gostinho da partida em Pituaçu (BA). Na segunda partida do técnico Renato Gaúcho, a equipe foi amplamente superior e não tomou conhecimento do Tricolor baiano, podendo, inclusive, ter vencido por um placar ainda mais elástico esta noite.
O camisa 9 do Flamengo demonstrou seu senso de artilheiro e, além do belo pênalti cobrado, fez dois gols de extrema categoria e talento. Este foi o seu primeiro jogo no Campeonato Brasileiro, já que anteriormente o camisa 9 estava servindo a seleção brasileira.
O experiente lateral direito do Bahia se mostrou afobado e cometeu um pênalti evitável a favor do Flamengo.
Recuperado de uma lesão, o capitão Diego retornou hoje à equipe e fez uma boa atuação, embora tenha perdido uma grande oportunidade no primeiro tempo.
Aos 20 minutos do primeiro tempo, Michael fez boa jogada e a bola sobrou para Arrascaeta, que invadiu a área e foi derrubado por Nino Paraíba. Pênalti que Gabigol cobrou com categoria e abriu o placar para o Flamengo.
Aos 40 minutos do primeiro tempo, Isla fez grande jogada na linha de fundo e cruzou para trás, encontrando um inteligente Gabigol, que com um lindo toque de trivela, colocou a bola no fundo da rede ampliando para o Flamengo.
Logo aos seis minutos do segundo tempo, Galdezani resolveu experimentar da intermediária e o potente chute explodiu no travessão do goleiro Diego Alves.
Em noite inspiradíssima, Gabigol fez seu terceiro gol aos 16 minutos do segundo tempo, quando recebeu boa bola de Everton Ribeiro, a protegeu bem e chutou cruzado.
O Flamengo chegou ao 4 a 0 aos 28 minutos do segundo tempo, quando Vitinho cruzou e Pedro chegou escorando de “voadora”.
Aos 38 minutos do segundo tempo, Arrascaeta fez grande jogada individual e rolou para Vitinho que, na raça, escorou de carrinho e ampliou a goleada para 5 a 0.
O Flamengo teve amplo domínio do jogo no primeiro tempo e poderia ter construído um placar mais elástico não fosse as chances desperdiçadas, sendo a mais clara nos pés de Diego, que de frente para o gol, chutou forte para grande defesa de Matheus Teixeira.
O Flamengo dormirá em Salvador e amanhã viajará para Brasília (DF), onde na próxima quarta-feira (21) enfrenta o Defensa y Justicia (ARG) pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa Libertadores.
Local: Pituaçu, em Salvador (BA)
Hora: 18h15 (horário de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa/GO) e Bruno Raphael Pires (Fifa/GO)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)
Cartões amarelos: Diego (FLA); Matheus Bahia, Gilberto, Galdezani (BAH)
Cartões vermelhos: Nenhum
Gols: Gabigol, aos 22 minutos do primeiro tempo (FLA); Gabigol, aos 40 minutos do primeiro tempo (FLA); Gabigol, aos 16 minutos do segundo tempo (FLA); Pedro, aos 28 minutos do segundo tempo (FLA); Vitinho, aos 38 minutos do segundo tempo (FLA)
Bahia: Matheus Teixeira; Nino Paraíba, Conti, Ligger e Matheus Bahia (Juninho Capixaba); Patrick, Galdezani e Rodriguinho (Pablo); Thonny Anderson (Maycon Douglas), Rossi e Gilberto. Técnico: Dado Cavalcanti
Flamengo: Diego Alves, Isla, Gustavo Henrique, Léo Pereira e Filipe Luís (Renê); Willian Arão, Diego (João Gomes), Arrascaeta e Éverton Ribeiro; Michael (Vitinho) e Gabigol (Pedro).Técnico: Renato Gaúcho