João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 23.42ºC
IBOVESPA 128508.67
Euro 5.4528
Dólar 5.0723
Peso 0.0058
Yuan 0.7005
Flávio Dino envia ao STF notícia-crime contra paraibano Cabo Gilberto
21/03/2023 / 11:58
Compartilhe:

O ministro da Justiça e Segurança Pública do governo federal, Flávio Dino afirmou que apresentará uma notícia-crime junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra deputados e senadores que divulgaram informações falsas sobre sua visita ao Complexo da Maré, no Rio de Janeiro.

Entre os parlamentares citados na ação está o deputado federal paraibano Cabo Gilberto Silva (PL), o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), os deputados Carlos Jordy, Paulo Bilynsky, Otoni Junior e o senador Marcos do Val.

Os parlamentares repercutiram uma publicação que insinua que o ministro teria envolvimento com o crime organizado, entrado na região sem escolta policial e se reunido com a organização criminosa Comando Vermelho.

“Tais publicações, além de tentarem ferir a honra e imputar o cometimento de crime a este Noticiante, estão carregadas de preconceito contra as camadas menos abastadas da sociedade, especialmente as favelas e demais periferias urbanas, que são frequentemente alcançadas pela discriminação e racismo, razões pelas quais há necessidade de apuração da conduta dos parlamentares”, diz trecho do documento.

A notícia-crime será enviada ao Inquérito 4.781, conhecido como inquérito das fake news e que está em curso no STF sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes. “Na nossa ótica, isso pode configurar os crimes de calúnia, difamação, racismo, com a configuração dada com a lei sancionada em janeiro, e também associação criminosa. E ao mesmo tempo que esse pedido seja visto para que o debate parlamentar se dê de modo mais qualificado”, afirmou Dino à imprensa, na noite desta segunda-feira.