João Pessoa 30.13ºC
Campina Grande 24.9ºC
Patos 32.26ºC
IBOVESPA 129125.34
Euro 6.1237
Dólar 5.801
Peso 0.0058
Yuan 0.8007
Fórmula infantil: o que é? Quando usar?
22/02/2023 / 16:53
Compartilhe:

O leite materno é um alimento rico em nutrientes e indispensável para o desenvolvimento das crianças, sendo capaz de reduzir bastante as chances de a criança desenvolver doenças como obesidade, hipertensão e diabetes.

Tanto é que a Organização Mundial da Saúde recomenda que os bebês sejam alimentados exclusivamente pela amamentação até completar seis meses de vida.

Porém, essa recomendação é seguida por menos da metade das crianças brasileiras com menos de 6 meses (45,7%). Nesse caso, a fórmula infantil entra como um substituto do leite materno.

Quando, por algum motivo, a mãe fica impossibilitada de amamentar seu filho, o pediatra pode fazer a prescrição de fórmula infantil.

Se você quer saber mais sobre o uso da fórmula como fonte de alimento para bebês, convidamos você a prosseguir com a leitura e esclarecer 5 pontos que geram dúvidas. Confira!

  • Fórmula infantil: o que é?
  • Quando usar fórmula infantil?
  • Quais são os tipos de fórmula infantil?
  • CUIDADO: leite industrializado não substitui a fórmula infantil
  • Como preparar a fórmula infantil?

Fórmula infantil: o que é?

A fórmula infantil é um produto desenvolvido com o intuito de emular o leite materno, a partir de modificações realizadas no leite de vaca e, também, no leite de soja.

Tal emulação ocorre, principalmente, do ponto de vista nutricional. Ou seja, a intenção é chegar a uma fórmula que tenha os mesmos nutrientes e valor calórico presentes no leite materno.

Dentre as principais substâncias presentes na fórmula infantil, destacam-se:

  • proteínas;
  • lipídeos;
  • cálcio;
  • ferro;
  • zinco;
  • probióticos.

Quando usar fórmula infantil?

Muitos pais e mães costumam apresentar dúvidas sobre quando usar fórmula infantil.

Normalmente, a prescrição da fórmula infantil é feita quando a mãe está impossibilitada de alimentar sua criança única e exclusivamente com o leite materno.

Essa situação se aplica nos casos em que, por exemplo, a mãe produz pouco leite, há contraindicação médica para a amamentação ou quando a mãe precisa trabalhar em tempo integral.

Portanto, a fórmula infantil é utilizada com um substituto do leite materno.

Quais são os tipos de fórmulas infantil?

Existem diferentes tipos de fórmulas infantil disponíveis nas prateleiras de farmácias, drogarias e supermercados.

Cada tipo é desenvolvido visando atender necessidades específicas das crianças, as quais variam de acordo com a idade delas, possíveis alergias e intolerância alimentar, necessidade calórica e vários outros aspectos.

Tendo isso em vista, separamos aqui uma lista com os principais tipos de fórmula que o pediatra do seu filho pode prescrever.

  • Fórmula para prematuros: possui mais proteínas e ácidos graxos na sua composição para o desenvolvimento psicomotor e da visão.
  • Fórmula de partida: indicada para crianças com menos de 6 meses, é rica em aminoácidos, ferro, lactose e maltodextrina.
  • Fórmula de seguimento: é a fórmula infantil de 6 meses a 1 ano e se diferencia por ter uma concentração mais elevada de ferro.
  • Fórmula sem lactose: indicada para crianças que apresentam intolerância à lactose, pois o aparelho digestivo ainda não está maduro o suficiente para processar essa substância.
  • Fórmula de antirrefluxo: recomendada para crianças com quadro de refluxo gastroesofágico.

CUIDADO: leite industrializado não substitui a fórmula infantil

Um equívoco que mães e pais podem cometer é acreditar que o leite de caixinha industrializado serve como substituto para o leite materno e para a fórmula infantil.

Em hipótese alguma você deve oferecer leite de vaca, mistura láctea ou leite em pó para as crianças que ainda estão na fase de amamentação.

Caso a mãe esteja impossibilitada de amamentar a criança, o único substituto possível é a fórmula infantil.

O leite de caixinha não tem os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê. Além disso, ele possui gordura e, no caso de alguns leites em pó e outras misturas lácteas, há açúcares e conservantes que podem causar reações alérgicas e desconfortos gastrointestinais na criança.

Geralmente, recomenda-se introduzir o leite de vaca na dieta dos pequenos a partir do primeiro ano de idade.

Como preparar a fórmula infantil?

Depois de conhecer os diferentes tipos de fórmula infantil, que tal conferir algumas dicas de como preparar esse alimento?

Na verdade, não existe muito segredo. Basicamente, tudo o que você precisa fazer é diluir o pó da embalagem na água. Porém, o “pulo do gato” está na proporção.

Se você colocar mais água do que pó, a criança pode não receber todos os nutrientes que ela precisa em cada refeição. 

Por outro lado, caso você coloque mais pó do que o necessário, a criança pode sofrer de constipação e até mesmo desenvolver um quadro de obesidade.

Sendo assim, é extremamente importante que você siga todas as instruções do pediatra ou nutricionista e, também, as orientações do fabricante presentes no rótulo do produto.

Outro cuidado que você precisa tomar diz respeito à faixa etária para a qual a fórmula infantil é indicada.

Por exemplo, se o rótulo diz que esta é uma fórmula infantil de 6 meses a 1 ano, mas seu bebê tem apenas 2 meses, então, você não deve alimentar sua criança com esse produto. Em vez disso, procure uma fórmula adequada para a idade do seu filho, pois cada faixa etária tem necessidades nutricionais e calóricas específicas.

Evite também fazer misturas na fórmula com a intenção de “encorpar” o leite. Se você seguir a dosagem correta indicada pelo fabricante e pelo pediatra ou nutricionista, seu bebê já receberá todos os nutrientes que ele precisa para crescer de forma saudável. Não é necessário acrescentar nenhuma outra substância.

Quais outros cuidados tomar no preparo da fórmula?

Além de tudo o que acabamos de mostrar, outros cuidados que você deve tomar quando for usar a fórmula infantil são:

  • não deixe a fórmula pronta por muito tempo em temperatura ambiente;
  • use a fórmula rapidamente, em até 2 horas após o preparo;
  • se for guardar a fórmula na geladeira, consuma em até 24 horas;
  • descarte a fórmula caso sobre na mamadeira, pois a saliva do bebê pode azedar o produto;
  • lave sempre a mamadeira antes de fazer um novo preparo;
  • mantenha a lata da fórmula bem fechada e armazenada em local limpo e seco, jamais na geladeira;
  • se o produto passou do prazo de validade, jogue fora e compre um novo.

Bom, o que achou deste conteúdo sobre fórmula infantil?

Lembre-se de sempre seguir as orientações de um pediatra ou nutricionista, respeitando as necessidades nutricionais do seu bebê.

 

Este artigo foi escrito por Memed, um ecossistema da saúde que conecta pacientes e médicos para aumentar a adesão ao tratamento, além de possibilitar economia na compra de medicamentos e itens para cuidados pessoais. 

Conheça a Memed+, nossa plataforma de compras de medicamentos! Receba seus produtos em casa com os melhores preços e a segurança das maiores redes de farmácia do Brasil.

Fique por dentro das novidades e receba nossas promoções!