Um terremoto atingiu a Turquia e a Síria na madrugada desta segunda-feira (06/02), matando mais de 1,5 mil pessoas. Os números ainda estão sendo atualizados e podem subir.
O fenômeno com tremor de magnitude 7.8 teve epicentro na cidade de Gaziantep, no sul da Turquia, perto da fronteira com a Síria. O impacto também chegou a ser sentido no Chipre, em Israel e no Líbano, distantes a centenas de quilômetros.
Segundo autoridade locais, esse pode ter sido o mais forte terremoto já registrado na Turquia.
Somente a Síria registrou mais de 500 mortes e cerca de mil feridos. Prédios foram ao chão e muitas pessoas seguem desaparecidas debaixo dos escombros. Um repórter da BBC em Diyarbakir, na Turquia, disse que um shopping center na cidade desabou.
De acordo com o Serviço Geológico dos EUA, o tremor de magnitude 7,8 ocorreu às 4h17 no horário local (22h17 de domingo, no horário de Brasília) a uma profundidade de 17,9 km, perto da cidade de Gaziantep. Após esse primeiro tremor, outros mais de 30 secundários foram registrados na Turquia. Um deles, de magnitude 7,6, afetou a região central turca.