O hub de inovação Ilha Tech reúne, nesta quinta-feira, 7 de novembro, especialistas de renome, representantes de importantes associações, empresários e lideranças no “Fórum Nordeste: Agrobusiness 5.0”, evento, em João Pessoa, que vai compartilhar iniciativas transformadoras e debater inovação e inteligência artificial aplicada ao agronegócio.
Para isso, estarão presentes Alexandre Huberto Harkaly, sócio diretor estratégico de integração na QIMA IBD Certificações, Gláucio Nóbrega, médico, mestre em medicina, especialista em inteligência artificial e CEO da I4H – Innovation and Intelligence for Health, além do empresário franco suíço Pierre Landolt, que também já é brasileiro, apresentando o case da Fazenda Tamanduá, localizada em Santa Terezinha, no Sertão da Paraíba. O empreendimento se destaca pela abordagem inovadora, integrada e sustentável em um ambiente desafiador no semiárido nordestino.
Pioneira no setor orgânico e na agricultura biodinâmica, a Fazenda Tamanduá se tornou referência na produção de frutas e produtos orgânicos, exportando seus produtos para diversos países e contribuindo para a promoção de uma agricultura sustentável.
A fazenda adotou práticas inovadoras de manejo do solo, da água e dos recursos naturais, minimizando o impacto ambiental na biodiversidade. Investe na capacitação de seus funcionários, na criação de um ecossistema de produção sustentável e socialmente responsável, e foi uma das primeiras a obter certificações nacionais e internacionais, como o selo IBD Orgânico (Instituto Biodinâmico de Desenvolvimento Rural), a Certificação GLOBALG.A.P. Integrated Farm Assurance (IFA) e o Sedex Smeta – Auditoria SMETA (Auditoria Ética Comercial dos Membros da Sedex).
Assuntos como agronegócio 5.0, transformação sustentável, tecnologias disruptivas na gestão da produção agrícola, certificações de excelência, competitividade, mercado global e muito mais serão debatidos no evento que ocorre no HUB Ilha Tech, no bairro da Torre, na capital paraibana, das 17h às 20h.
A abertura será de Ruy Dantas, fundador e CEO do Ilha Tech.
“O Ilha Tech tem a missão de promover a inovação, especialmente para o ecossistema local. Buscamos as experiências da Fazenda Tamanduá para compartilhar com empresários nordestinos, permitindo que possam replicar boas práticas ou até adaptar as experiências de Pierre Landolt, aperfeiçoando-as para suas próprias realidades”, ressalta Dantas.
”O Ilha Tech recebe mais um importante evento da cidade, reunindo importantes empresários do segmento de agronegócio, parte vital da economia brasileira. A inteligência artificial será um dos pilares a serem abordados, mostrando como a inovação é essencial para garantir a competitividade e a sustentabilidade do setor”, pontua Rafaella Barros, diretora de novos negócios do Ilha Tech.
O Fórum Nordeste será uma plataforma na promoção de debates sobre temas relevantes e urgentes para o futuro da sociedade, reunindo vozes influentes e experientes na troca de ideias inovadoras e construção de soluções práticas para o estímulo de novas políticas públicas.