Francisco Fidelis, advogado com mais de 15 anos de experiência na Paraíba, registrou sua candidatura a desembargador pelo Quinto Constitucional do TJPB, na manhã desta segunda-feira (22). Ex-assessor da presidência do Tribunal de Justiça, Fidelis é reconhecido por sua visão crítica e comprometida com a justiça, ressaltando compromisso com a advocacia paraibana, sobretudo a sertaneja.
“Eu venho lá do sertão”, afirma. Com esse legado, a candidatura de Fidelis foi referendada pelas maiores lideranças da advocacia paraibana. “Antes da decisão de efetivamente concorrer, percorri todo o estado da Paraíba para ouvir a classe. Iniciei pelo sertão, visitei grandes lideranças da advocacia paraibana para entender se o que imaginava ser o ideal de um representante da classe no Tribunal de Justiça fazia sentido. Quando voltei para João Pessoa, decidi lançar a candidatura”.
Francisco Fidelis milita na advocacia em áreas do direito civil e eleitoral, ocupando importantes cargos na área jurídica, uma delas foi como assessor da presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba, durante a gestão do desembargador Abraham Lincoln. Participou ativamente de diversas comissões da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), incluindo a presidência da Comissão de Justiça Cível, representou a OAB-PB na Comissão Especial de Seleção para o Encargo de Juiz Leigo do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).
Na condição de candidato à vaga de desembargador, Francisco Fidelis tem dialogado com seus pares sobre alguns princípios e bandeiras que deverão ser defendidos em prol da advocacia paraibana no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado. Entre eles, três se destacam: Gratuidade da justiça; Gabinete acessível no Tribunal de Justiça; Processos com sustentação oral;
“Estou à disposição para contribuir com minha experiência e compromisso com a justiça paraibana e, ao mesmo tempo, garantir que jamais esquecerei de minhas origens, estarei lado a lado dos colegas advogados”, ressalta Fidelis, enfatizando sua dedicação ao serviço público e sua visão para fortalecer o judiciário estadual.