João Pessoa 22.13ºC
Campina Grande 18.9ºC
Patos 22.92ºC
IBOVESPA 129951.37
Euro 6.1357
Dólar 5.6901
Peso 0.0058
Yuan 0.7978
Francisco Seráphico toma posse como novo desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba
22/10/2024 / 20:19
Compartilhe:
(Foto: Ednaldo Araújo/TJPB)

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) empossou, na tarde desta quarta-feira (22), o desembargador Francisco Seráphico da Nóbrega Filho. Ele foi nomeado para o cargo por meio do Ato Governamental nº 2.804/2024, assinado pelo governador João Azevêdo, representando o quinto constitucional do Ministério Público. Pela manhã, o desembargador participou de uma Missa em ação de graças, realizada no Santuário da Mãe Rainha e celebrada pelo padre Nilson Nunes.

A vaga ocupada por Seráphico é uma das sete novas cadeiras criadas pela Lei Complementar Estadual nº 193, de 15 de maio de 2024, que ampliou o número de desembargadores de 19 para 26 no TJPB.

+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp

Durante a cerimônia de posse, o desembargador foi conduzido ao Pleno pela desembargadora Fátima Maranhão e pelo desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, ocasião em que prestou o compromisso de posse. Ele foi agraciado com o Diploma e a Medalha da Ordem do Mérito Judiciário, categoria Alta Distinção.

O presidente do TJPB, desembargador João Benedito da Silva, saudou o novo membro da Corte, destacando a sua trajetória no Ministério Público, sempre pautada pelo rigor ético e profundo conhecimento jurídico.

“Sua atuação exemplar nessa importante instituição reforça o valor de sua vinda para este tribunal. Não tenho dúvidas de que sua experiência, aliada ao senso de Justiça e a imparcialidade, contribuirá significativamente para o enriquecimento dos debates e a tomada das decisões que afetam diretamente a vida dos cidadãos paraibanos. Agora, como desembargador, sua missão se expande. O senhor passa a integrar um colegiado de juízes, cuja responsabilidade é garantir que a Justiça seja feita de forma equilibrada, célere e efetiva. A nossa Corte será ainda mais fortalecida com sua presença, que vem agregar um novo olhar, uma vasta bagagem de conhecimento e uma atuação sempre comprometida com os mais elevados valores do Direito e da Justiça”, pontuou.

Já o desembargador Frederico Coutinho, presidente eleito do TJPB para o biênio 2025/2026, deu as boas-vindas em nome da Corte. “A sua ascensão ao cargo de desembargador não representa apenas uma conquista pessoal, mas também um compromisso renovado com a Justiça e com os cidadãos da nossa terra tão amada. O futuro lhe reserva grandes desafios, mas sabemos que, com sua forma de ser, continuarás sendo uma luz para todos aqueles que buscam a verdade, a equidade e a justiça”, afirmou.

O procurador-geral Antônio Hortêncio Rocha Neto, representando o Ministério Público, e Jaldemiro Rodrigues de Ataíde Júnior, representando a OAB-PB, também prestaram homenagens ao novo desembargador.

“Os integrantes deste Colendo Tribunal de Justiça podem ter certeza de que recebem um profissional da mais alta qualidade, correto, honesto e de grande conhecimento jurídico. O empossado, que foi forjado nas lutas ministeriais, está preparado para proferir decisões humanas e que atendam aos anseios da sociedade”, destacou Antônio Hortêncio.

Já o advogado Jaldemiro Rodrigues ressaltou, em seu discurso, que com a chegada do desembargador Francisco Seráphico ao Tribunal de Justiça, “ganha a justiça paraibana, ganham os jurisdicionados e ganhamos nós – mandatários destes”.

Ao pronunciar o seu discurso, o empossado afirmou que assume com a disposição de aprender com os seus pares e de honrar as tradições do Poder Judiciário. “Ao assumir este cargo de desembargador, com a consciência plena da responsabilidade, tenho a satisfação de estar ladeado dos meus eminentes pares, homens e mulheres de indiscutível competência, que sempre elevaram o nome deste Tribunal, no culto ao direito e na procura pela Justiça”.

Quem é Francisco Seráphico?

Natural de Salvador (BA), nascido em 24 de julho de 1979, Francisco Seráphico formou-se em Direito, em 2002, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e é mestre em Direitos Humanos pela mesma universidade. Ele ingressou na carreira do Ministério Público da Paraíba em 2003, como promotor de Justiça, chegando, em 2017, ao cargo de procurador-geral de Justiça, chefiando a instituição por quatro anos.