O Nordeste brasileiro tem atraído olhares de muitas marcas que planejam seguir com seus planos de expansão. Em dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) sobre o desempenho das franquias no terceiro trimestre de 2021, a região manteve a recuperação e faturou mais de R$7 bilhões, firmando um mercado com grande potencial de crescimento econômico.
No terceiro trimestre de 2021, o Nordeste teve um crescimento de 13,4% quando comparado com o mesmo período de 2020, e de 8,9% em relação a 2019. Já em número de unidades, o mercado da região expandiu mais de 1,7%, com 24.751 operações. Com esses números, marcas consolidadas em outros estados miram a região para abrir mais unidades.
Fundada em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, e presidida pelo Dr. Paulo Zahr, a OdontoCompany, rede de clínicas odontológicas, é um exemplo de grande empresa que está focada em crescer no Nordeste.
Atualmente a marca conta com 221 unidades na região, entre vendidas e inauguradas, sendo 7 na Paraíba, 31 na Bahia, 10 em Pernambuco, 21 no Ceará, 113 no Maranhão, três em Alagoas, cinco no Rio Grande do Norte, três em Sergipe e 28 no Piauí. Para acelerar o crescimento, a marca adotou algumas políticas exclusivas de desconto para novos franqueados na região.
Com origem em São Bernardo do Campo, São Paulo, a Emagrecentro, uma das maiores redes de emagrecimento e estética corporal do país, também tem uma atuação forte no Nordeste. Hoje a marca está presente na Paraíba, Alagoas, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Ceará, Maranhão e Rio Grande do Norte. A microfranquia, que tem um investimento total a partir de 100 mil reais, estima que a região pode receber mais 50 operações no próximo ano.
Fundada em Curitiba, a Mais1 Café, rede de cafés especiais com atendimento digital pretende fechar o ano com um faturamento de R$ 40 milhões e 450 unidades. Há 22 inaugurações previstas ainda para este ano na região das capitais João Pessoa, Natal, São Luiz, Fortaleza, Teresina, Recife e nas cidades de Arapiraca e Maceió (AL), Feira de Santana, Lauro de Freitas e Salvador (BA).
Voltado para os públicos das classes B e C, a rede de colégios Luminova é destaque no segmento de educação por oferecer um ensino de qualidade com mensalidade de baixo custo. Nasceu em São Paulo e vai inaugurar no ano que vem a primeira unidade fora do estado, uma operação que será em Natal, no Rio Grande do Norte. Nos próximos cinco anos, a marca projeta ter 12 unidades na Bahia, oito em Pernambuco, cinco no Ceará, três em Alagoas e duas em Sergipe.