O desembargador Fred Coutinho foi eleito, por unanimidade, como o novo presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). O pleito que referendou o nome do magistrado, que já era cotado para assumir o cargo, foi realizado nesta quarta-feira (9), em João Pessoa.
Fred assumirá o cargo de presidente do Poder Judiciário paraibano a partir de janeiro do próximo ano e permanecerá até 2026, sucedendo atual presidente, o desembargador João Benedito da Silva.
Os desembargadores João Batista Barbosa e Leandro dos Santos serão o vice-presidente e corregedor-geral de Justiça, respectivamente, durante a gestão de Fred Coutinho.
Filho do desembargador Júlio Aurélio Coutinho, Frederico Martinho da Nóbrega Coutinho é tratado entre os colegas e no meio jurídico como Fred Coutinho. É formado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e ocupa uma cadeira de desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba desde 2009.
O seu pai, o desembargador Júlio Aurélio Coutinho, também foi presidente do Tribunal de Justiça do Estado no período entre 01 fevereiro e 04 de novembro de 2005, além de ter presidido o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).