Num mercado em constante evolução, globalizado e diversificado, os clientes estão cada vez mais focados e conhecedores, daí a necessidade de os corretores de imóveis que desejam se manter e se destacar na atividade estar à frente das tendências, num passo crucial para o sucesso das transações, capazes de adaptar estratégias para atendimento e satisfação de adquirentes e do setor.
Nesse contexto, Heitor Kuser, CEO do Congresso Internacional do Mercado Imobiliário, que ocorrerá entre os próximos dias 15 e 17 de outubro, no Distrito Anhembi em São Paulo, realizou uma pesquisa para em parceria com o Conselho Federal de Corretores de Imóveis para entender melhor o perfil desses profissionais hoje e identificar tendências essenciais, diante do aumento de 83% satisfeitos com a sua área de atuação em 2024, percentual que aliado à procura por profissionais de outras áreas evidencia a valorização da profissão.
Informações e inscrições estão disponíveis no site do evento ou clicando aqui https://cimi360.com.br/
“A evolução do mercado imobiliário é acompanhada por essa ascensão. Não se trata de vender imóveis, e sim transformar a vida das pessoas. As necessidades dos clientes mudam e novas tendências emergem. Com isso, cabe ao corretor se adaptar e oferecer soluções personalizadas na hora da consultoria, formalização de estratégias e facilitação do acesso à casa própria”, afirmou.
E com a sua expertise nessa área, relacionou 10 tendências para os profissionais que nela querem se destacar:
Com a crescente preocupação com o meio ambiente, os imóveis sustentáveis estão ganhando popularidade no mercado e corretores que entendam as nuances desse mercado emergente estarão posicionados para atender à demanda crescente.
“O mercado imobiliário está testemunhando a nova era dos imóveis sustentáveis. A consciência ambiental vem aumentando, os compradores buscam formas de reduzir seu impacto no planeta, e os imóveis sustentáveis estão se tornando a nova norma. Com isso, os corretores de imóveis devem estar na linha dessa revolução, conectando os compradores e vendedores com propriedades que não apenas atendem às suas necessidades, mas também contribuem para um futuro mais verde e sustentável”, frisa Heitor.
A IA vem transformando a maneira como os corretores de imóveis trabalham, fornecendo insights valiosos sobre o mercado e o comportamento do cliente. De acordo com o profissional, aqueles que adotam essas tecnologias podem oferecer um serviço mais personalizado e eficaz à sua cartela de clientes. “Não é apenas uma tendência passageira para o mercado imobiliário, ela é um investimento crucial para o futuro da profissão. Ao incorporá-la ao trabalho, os profissionais estarão capacitados para o negócio com insights, automatização de processos e capacidade preditiva ao oferecer um serviço eficiente, personalizado e orientado por dados, elevando assim o padrão de excelência da nossa indústria”, comenta.
Durante o período da pós-pandemia da covid-19, houve um aumento do trabalho remoto, com isso os consumidores vêm priorizando espaços flexíveis, como escritórios domésticos e áreas de coworking. “Com a mudança para o trabalho remoto e a flexibilidade no estilo de vida, os clientes estão buscando propriedades que se adaptem às suas necessidades. Espaços versáteis, como escritórios domésticos e áreas de trabalho colaborativo tornaram-se não apenas desejáveis, mas essenciais para muitos brasileiros”.
Em um mercado competitivo, a experiência do cliente é fundamental e corretores de imóveis que se concentram em oferecer um serviço excepcional podem construir relacionamentos sólidos e garantir a fidelidade do cliente a longo prazo.
A casa própria ainda é um sonho para muitos, mas o mercado de aluguéis está em alta e corretores de imóveis que se especializam em locações podem encontrar oportunidades lucrativas nesse setor em crescimento. A busca por esse mercado reflete não apenas uma preferência por flexibilidade, mas também uma resposta pragmática às incertezas econômicas, oferecendo aos locatários a liberdade de adaptar-se a mudanças rapidamente.
Diante do envelhecimento da geração do milênio e o surgimento da geração Z no mercado imobiliário, os corretores devem adaptar suas estratégias de marketing e comunicação para atender às necessidades e preferências desses grupos demográficos únicos. “É notável que houve uma mudança geracional, na qual as preferências e prioridades dos consumidores estão mudando. Essa mudança está moldando não apenas as tendências de consumo, mas também está impactando profundamente o mercado imobiliário, impulsionando a demanda por espaços flexíveis, sustentáveis e tecnologicamente avançados”, argumenta Kuser.
Este é outro reflexo crescente da importância dos animais de estimação na vida das pessoas. Os consumidores estão buscando imóveis que não apenas aceitem, mas que também ofereçam infraestrutura e comodidades dedicadas a eles, como parques e serviços de cuidados. Isso indica uma mudança significativa nos critérios de seleção de imóveis.
“À medida que mais pessoas veem seus animais de estimação como membros da família, a demanda por espaços que os acomodem confortavelmente está em alta. Corretores de imóveis que reconhecem e promovem essa tendência estão dispostos a atrair um segmento crescente de compradores e locatários que consideram a qualidade de vida de seus animais de estimação como uma prioridade”, acrescenta.
A automação residencial e os imóveis inteligentes estão se tornando cada vez mais populares e compreender como a tecnologia pode agregar valor aos imóveis a serem vendidos é fundamental.
Nos últimos anos, a tecnologia vem se desenvolvendo no setor, já que muitas tecnologias – antes, eram extremamente caras ou vistas apenas em filmes de ficção científica – estão se tornando cada vez mais presentes no nosso dia a dia. A realidade virtual é uma delas, pois permite a imersão dos nossos sentidos e torna a experiência no mundo digital mais real na hora de visitar o imóvel, por meio de tours virtuais, e imagens em 360º que proporcionam comodidade aos interessados, que deixam de ir presencialmente ao local com um corretor, dão zoom nos detalhes e passam o tempo que quiser analisando-os.
A construção de apartamentos com área reduzida tem se tornado uma tendência em imóveis voltados para todas as faixas de renda. “São diversos os fatores que alimentam esse conceito, como a questão da sustentabilidade ambiental, que nos mostra que é possível viver com minimalismos. A rotina de trabalho intensa da maioria das pessoas reduziu o tempo disponível para tarefas domésticas. Ninguém quer passar várias horas do tempo livre com isso, então os espaços pequenos são uma ótima pedida e os eletrodomésticos ficam cada vez menores com o avanço da tecnologia”, lembra.
“Ao adotar tecnologias inovadoras, entender as mudanças no comportamento do cliente e adaptar suas estratégias de negócios, esses profissionais estarão posicionados para prosperar em um ambiente em constante mudança”, finaliza.
O CIMI360, que conta com o patrocínio do Sistema Cofeci-Creci e a curadoria da Urban Systems, promete ser reconhecido como o maior movimento do mercado imobiliário na América Latina, projetado para reunir mais de 20 mil participantes em São Paulo, visa fomentar negócios tanto a nível nacional quanto internacional, oferecendo uma nova perspectiva sobre o mercado imobiliário atual.
O evento será o ponto de encontro para todos os profissionais do mercado imobiliário, reunindo especialistas, investidores e empreendedores em um ambiente único de aprendizado e negócios, proporcionando uma experiência imersiva e completa para os participantes, numa valiosa oportunidade de aprimoramento de habilidades, e conhecimentos, bem como a impulsão de carreiras e do mercado imobiliário como um todo.