Agentes do Gaeco (Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado), Controladoria-Geral da União e Polícia Civil deflagram uma operação nesta terça-feira (23) nos municípios de Sapé e Sobrado.
Ao todo, a “Operação Apátia” cumpre dois mandados judiciais de busca e apreensão em endereços localizados nas referidas cidades. As investigações são oriundas da Promotoria de Justiça de Sapé e miram em uma possível ocorrência de usurpação de função pública no âmbito da Secretaria de Finanças de Sapé.
Em janeiro de 2021, um servidor teria sido nomeado para exercer o cargo comissionado de secretário de Finanças, mesmo tendo sido condenado por ação de improbidade e ter as suas contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), quando era presidente da Câmara Municipal de Sobrado.
Após uma recomendação do MPPB, o servidor foi exonerado pelo prefeito em maio de 2021, entretanto a persecução penal detectou que ele continuava exercendo de fato as funções de secretário de Finanças de Sapé, por meio de manobras ilegais envolvendo outros agentes públicos.
A operação conta com a participação três equipes do Gaeco, duas equipes da CGU e duas equipes da Polícia Civil.