João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 29.9ºC
Patos 35.55ºC
IBOVESPA 158457.48
Euro 6,53
Dólar 5,56
Yuan 0,78
Geração Z deixa de lado a “carrocracia” e adota novos modelos para se deslocar
28/11/2022 / 15:14
Compartilhe:

Existem hoje muitos meios de transportes para se deslocar de um ponto a outro. Conheça agora algumas alternativas para realizar o seu trajeto.

Quando o assunto é mobilidade urbana, os meios de transportes facilitam a locomoção pelas cidades. Muitas opções e novas tecnologias disponíveis causam impacto na realidade de todos que andam pelas ruas.

Para quem circula em horário de pico nas grandes cidades sabe como é passar por situações cansativas e desgastantes no trânsito. Com transporte coletivo pouco eficiente, a principal escolha de deslocamento é o carro pessoal.

Com isso, ter novas formas de se transportar pode ser útil para o planejamento do espaço urbano, seja através de ônibus, metrô, aluguel de bike, carros compartilhados, ou outros. 

A importância de diversificar

Em meio às atividades diárias corriqueiras, um transporte coletivo como o BRT é opção funcional para atendimento das demandas da população. 

Além dele, outras formas de deslocamento como os feitos a pé, de bicicleta, ônibus ou metrô podem melhorar a qualidade de vida dos praticantes e trazer inúmeros benefícios para a comunidade. 

Para isso, esse modo de deslocamento deve estar alinhado com o estilo de vida que cada pessoa leva e as necessidades que tem. 

Outro ponto importante a ser considerado é a infraestrutura cicloviária dedicada ao ciclista e integrada à mobilidade, respeitando também o espaço do pedestre. É indicado que o espaço seja dividido entre todos de forma segura.

Em resumo, tem ficado cada vez mais claro que os meios de transporte alternativos não funcionam de maneira isolada, é fundamental ter a diversificação deles para que todos tenham suas demandas atendidas de forma concreta.

Para atingir esse objetivo, todas as opções têm sua utilidade em determinados momentos, aplicativos para compartilhamentos de viagens, transporte coletivo, bicicleta ou o carro são eficientes em partes do trajeto. 

Integração de todos os meios

O bom funcionamento integrado dos meios de transporte envolve uma articulação conjunta de forma a cobrir todas as partes e acessos do deslocamento. Fazer essa integração de maneira eficaz é o objetivo da mobilidade urbana.

Na prática, consiste em realizar parte do trajeto de bicicleta e outra parte em transporte coletivo, por exemplo. Com a opção de ter um local seguro para guardar a bicicleta até ser usada na volta ou, ainda, poder levá-la junto em transportes que permitam isso.

Outra possibilidade é usar um veículo pessoal até a estação de embarque de trem ou metrô, caso haja estacionamento, para deixá-lo lá e pegá-lo no momento do retorno. 

Essa prática funciona como uma forma de redução de danos, e pode fazer a integração ser mais atrativa, contribuindo para a melhora do tráfego e do meio ambiente. 

Os novos meios de transporte

Hoje é possível encontrar uma ampla diversidade de transportes para chegar ao destino desejado, cada um deles tem seu impacto e relevância no dia a dia.

Aplicativos de carros compartilhados

O serviço de compartilhamento de carro pode ser feito por qualquer pessoa que queira compartilhar o trajeto no seu veículo. Por meio de aplicativos, ele permite que motoristas transportem pessoas com eles, podendo também compartilhar a mesma viagem com mais de uma pessoa. 

Aplicativos de carona

Com o intuito de reduzir a quantidade de carros na rua, os aplicativos de carona possibilitam o deslocamento dentro e fora da cidade com a divisão do custo da viagem com outros passageiros. 

Bicicletas e patinetes

Algumas empresas disponibilizam bicicletas e patinetes para aluguel, sendo opções muito procuradas por usuários nas grandes cidades.

Com um baixo custo é possível se locomover com rapidez ao utilizar ciclofaixas específicas para isso. 

Monociclos

Com um custo menor do que o carro, eles tornam a caminhada mais leve. Para utilizar o monociclo é só jogar o corpo para a frente e se movimentar.

É um tipo de transporte útil para quem precisa chegar até um transporte público, por exemplo. Eles podem ser guardados e levados de forma prática por ocuparem pouco espaço. 

Benefícios de usar transportes alternativos

Diversificar o uso dos meios de transporte pode trazer vantagens aos usuários e ao ambiente em geral, favorecendo a integração e a mobilidade dos grandes centros. 

É possível agilizar em questão de velocidade, uma vez que usar patinetes e bicicletas faz com que o deslocamento seja mais rápido.

Escolher ir em carro compartilhado é viável em relação à economia, pois o custo para o usuário é reduzido quando comparado ao táxi.

A qualidade de vida também melhora ao economizar tempo, dinheiro e ter mais energia e disposição para trabalhar, em vez de ficar horas atrás do volante, o que deixa os motoristas cansados. 

Utilizar diversos meios de transporte é uma alternativa para amenizar problemas de tráfego intenso que causa engarrafamento. Fazer isso traz benefícios ao reduzir o tempo de deslocamento e reduzir os níveis de estresse que o trânsito causa.