No último ano do Ensino Médio, os alunos enfrentam um período de transição crucial, onde a vida adulta começa a se aproximar e as decisões sobre o futuro ganham destaque. Nesse momento, os desafios são diversos, e a ansiedade pode se tornar uma companheira constante. Conversamos com a psicopedagoga Mychelle Quirino, do SOEP (Serviço de Orientação Educacional e Psicopedagógico) da Escola GGE, para entender melhor quais são esses desafios e como os alunos podem enfrentá-los de forma saudável e produtiva.
De acordo com Mychelle Quirino, os maiores desafios dos alunos nessa fase são a gerência da ansiedade diante do novo horizonte que se apresenta e a pressão para definir o futuro profissional. A expectativa de alcançar objetivos gera ansiedade, enquanto a necessidade de escolher um caminho profissional pode ser esmagadora. Nesse contexto, o autoconhecimento e o trabalho socioemocional se tornam fundamentais para garantir a segurança nesse momento crucial.
Mychelle destaca a importância da gestão da ansiedade como uma das principais estratégias para lidar com os desafios do último ano do Ensino Médio. O SOEP realiza projetos ao longo do ano letivo com o objetivo de ajudar os alunos a controlar a ansiedade e desenvolver segurança durante os novos processos. É fundamental conversar sobre emoções e saber identificá-las, habilidades que são trabalhadas desde a infância.
“Os maiores desafios são a gerência da ansiedade frente ao novo. Durante o ensino médio, as expectativas se tornam bem mais ativas, o foco para alcançar os objetivos geram ansiedade, além da sensação de que “preciso decidir minha vida”, explicou.
Dicas do GGE, aos alunos, nesta fase:
O último ano do ensino médio é um momento desafiador, mas não precisa ser enfrentado sozinho. Com apoio emocional e estratégias adequadas, os alunos podem superar a ansiedade e tomar decisões importantes com mais confiança. O autoconhecimento e o cuidado consigo mesmo são essenciais para essa jornada de transição para a vida adulta.