A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann saiu em defesa do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), nesta quarta-feira (2) após ataques pessoas direcionados a ele nas redes sociais.
Em seu perfil no X (antigo Twitter), Gleisi afirmou que repudiou as postagens feitas contra o deputado paraibano e ressaltou: “O debate, a divergência, a disputa política fazem parte da democracia. Mas nada disso autoriza os ataques pessoais e desqualificados”.
Hugo Motta tem sido alvo de vídeos produzidos por inteligência artificial que ironizam seu posicionamento político, acusando-o de defender os interesses de elite. Além disso, ele também tem sofrido críticas nas redes sociais pela possível indicação do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) para ser o relator da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) que irá apurar descontos indevidos no INSS.
A indicação seria interpretada como uma forma de “resposta” ao governo Lula, que, por meio da Advocacia-Geral da União (AGU), entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para reverter a decisão do Congresso Nacional que derrubou o decreto que aumento alíquotas do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF).