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Google Analytics: qual sua principal função?
27/09/2022 / 16:03
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O Google Analytics é, entre as tantas outras ferramentas do marketing digital, uma das que mais proporciona resultados assertivos, uma vez que a análise das métricas, o bom uso dos dados e a aplicação inteligente dos feedbacks são aspectos convertidos em resultados.

Não existe outra maneira melhor de fazer uma campanha de vendas, ainda que seja de um curso para melhorar a comunicação, do que fazendo uso de uma estratégia que, aconteça o que acontecer, e ainda que nada dê certo de início, possa agregar.

Existem muitas coisas que uma ferramenta desse tipo pode agregar a uma empresa, mesmo nos momentos de baixo faturamento, pois é através dela que se pode reconhecer os erros das abordagens e as falhas pontuais de cada posicionamento.

Em outras palavras, não se pode achar que basta ter um grande capital de investimento, ou tão somente uma internet veloz para começar a empreender na internet.

Na realidade, é preciso ter, além de muita paciência, uma grande simpatia pelos dados, e a capacidade de fazer uma interpretação crítica deles, em prol de um redirecionamento das práticas das propagandas, para que os anúncios sejam mais assertivos.

Por essa razão, e para que até mesmo uma empresa de serviços gerais possa se beneficiar de uma campanha online, este artigo abordará o conceito, a importância e as principais métricas do Google Analytics, além de apontar algumas de suas vantagens.

Do que se trata a ferramenta?

Em linhas práticas, o chamado GA, ou Google Analytics, como é conhecido por extenso, é uma plataforma gratuita que reúne e compila todo tipo de dados que dizem respeito aos visitantes do site, transformando-os em relatórios integrais e bem simples de entender.

A sua maior vantagem é a possibilidade de dar uma maior personalização por meio da definição de uma dimensão, métrica, um estilo de gráfico e segmento.

Dessa maneira, é possível verificar os fatores importantes para uma empresa, e entender, a partir disso, se o site alcançou os resultados que estavam sendo esperados.

De forma que, até mesmo um controle de acesso biométrico para portas pode ser mais bem vendido se, ao reconhecer os erros de uma primeira campanha através dos dados, o gestor possa redirecionar a estratégia.

Para a realização desses tipos de objetivos, o Google Analytics é o serviço oficial e gratuito de monitoramento dos dados de marketing digital do Google Chrome.

A sua principal função é reunir as informações de acesso, comportamento e navegação em sites e apps através do uso de códigos de rastreamento e, com isso, fazer a organização dessas informações em relatórios diversificados.

Além de disponibilizar poderosas análises de tráfego, a ferramenta ajuda os webmasters na otimização de páginas, no direcionamento dos testes e na tomada de decisões nos negócios e estratégias relacionadas ao marketing.

Também é importante salientar que, desde a sua aquisição no ano de 2005, a plataforma não parou mais de evoluir De forma que, hoje, ela se encontra na sua quarta geração, que foi batizada de GA4.

Diante disso, é interessante pensar que, se tanta importância é dada à compra de uma placa com logomarca para uma empresa, tão mais relevante será para ela que a sua gestão disponha da participação de uma plataforma que gerencie tão bem as informações.

Assim, é possível citar alguns critérios relevantes da ferramenta. Para começar, há a personalização, onde torna-se possível criar e acessar relatórios ou alertas personalizados.

Existe também a vantagem do tempo real, que significa dizer que os dados são coletados dessa forma, inclusive os de localização, origem do acesso, conversões, bem como outras métricas.

Além disso, o público-alvo também é bem monitorado, As informações sobre o tráfego e navegação, a exemplo do número de sessões, das visualizações, bem como da taxa de rejeição e de várias outras variantes são bem ilustradas.

Por fim, ainda existem os aspectos das aquisições e dos comportamentos, que serão mais bem descritos mais adiante no artigo.

Como utilizar o Google Analytics?

Para poder conseguir ter acesso às diversas particularidades da plataforma do Google Analytics em um site, bem como dos outros diversos benefícios, é necessário, antes de tudo, criar uma conta.

Logo depois do cadastro inicial, é necessário saber como fazer a configuração do GA no site em questão, para que o tráfego dele seja analisado e bem otimizado.

A respeito do bom uso desta ferramenta, também é interessante lembrar que, da mesma forma como muitas outras das ferramentas feitas pelo Google Chrome, o Analytics está sempre em constante aperfeiçoamento.

Apesar de já ter sido dito, ressaltar essa informação é importante neste momento em que se pretende sanar as dúvidas sobre o uso da técnica, uma vez que, já na sua quarta versão, ela se tornará uma plataforma de análises preditivas, fazendo uso da Inteligência Artificial.

Importância da ferramenta

O Google Analytics é considerado como uma peça fundamental dos sites na web, uma vez que, sem ele, as pessoas ficariam literalmente no escuro. Até porque não se pode medir, de forma alguma, aquilo que não é gerenciado, como diz William Edwards Deming.

Assim, o mercado hoje proporciona uma vasta gama de soluções de monitoramento e avaliações de sites, por meio de programas e aplicativos gratuitos para a geração de mapas de calor e de softwares open source.

Esses recursos podem ser instalados dentro do próprio servidor. Além disso, o Google Analytics não dispensa essas ferramentas, mas necessita de uma atenção especial, a começar pelo seu proprietário.

Pois, seria bem interessante pensar que ninguém melhor do que o próprio Google para conseguir fornecer informações que visam a otimização da performance dos conteúdos fornecidos na internet.

Além do mais, trata-se de um serviço gratuito. E essa entrega não deixa nada a desejar em relação aos canais pagos, de forma que até mesmo um totem para divulgação, que é tão efetivo no mundo físico, pode ser implantado de forma virtual, e acompanhado pelo GA.

A sua interface é bastante amigável, além de facilmente integrada a outros produtos, e também ostenta uma grande capacidade de processamento de dados, podendo oferecer um conjunto generoso de alternativas, das mais básicas às mais avançadas.

Certamente, existem milhares e milhares de perguntas que podem ser feitas todos os dias acerca de um negócio ou dentro de um blog. Muitas delas podem ser simplesmente respondidas através de uma abertura e breve análise do Google Analytics.

Dados acerca do tráfego de uma página, bem como a localização dos seus visitantes, dos canais de origem e das informações em tempo real sobre o que está acontecendo em um site são uma simples fatia do que pode ser conferido na ferramenta.

Além do mais, não se pode esquecer que, estando dentro ou não de uma estação de trabalho, acompanhar o comportamento de um público-alvo é importante em diversos níveis.

Conhecer a origem de cada um dos visitantes de um site é fundamental para otimizar as campanhas ou direcionar a tática de marketing de conteúdo.

Afinal de contas, existem muitas fontes de aquisição, a exemplo do URL, dos anúncios, bem como dos banners, backlinks, da própria busca orgânica, ou mesmo das redes sociais.

Além disso, existem mais alguns detalhes. O Google Analytics também pode informar o tipo de dispositivo que é usado pelos usuários, muitas vezes até o modelo deles, o que contribui em peso para as melhorias na navegação e no design.

Por que usar?

De maneira sintética, direta e objetiva, é possível afirmar que os benefícios dessa ferramenta são muitos, mas podem ser resumidos a grosso modo no fornecimento de:

  1. Informações sobre a origem das visitas;
  2. Conhecimento sobre o perfil dos visitantes;
  3. Noção acerca dos canais que mais convertem;
  4. Retorno sobre os conteúdos que melhor desempenharam;
  5. Retorno sobre a velocidade de carregamento das páginas.

Através de cada uma das funcionalidades do Google Analytics, torna-se possível fazer um bom trabalho em uma campanha.

Saiba quais são as principais métricas

Depois das razões iniciais, as métricas da ferramenta também saltam aos olhos. As pessoas vão em busca do Google Analytics, entre outros motivos, por saber que ele fornece:

  1. Dados do tempo real;
  2. Informações sobre o público-alvo;
  3. Informações sobre o tráfego do site;
  4. Identificação do fluxo de comportamento;
  5. Maior personalização das campanhas.

Por meio desse tipo de informação, torna-se possível refinar a comunicação e alterar as partes que estão dando errado em uma estratégia.

Principais vantagens do Google Analytics

Por fim, e para que seja possível finalizar este texto mostrando boas razões para usar o Google Analytics em uma campanha digital, é possível afirmar que ele oferece, como benefício, essas oito vantagens:

  1. Otimização da configuração de metas;
  2. Acompanhamento da trajetória do visitante;
  3. Adaptabilidade para comércios eletrônicos;
  4. Dados das visitas;
  5. Sazonalidades;
  6. Possibilidades de vários testes;
  7. Relatórios personalizados;
  8. Relatórios com programação.

Através do bom uso dessa ferramenta, torna-se bem mais fácil alcançar, em curto, médio e longo prazo, cada um desses objetivos.

Considerações finais

Até mesmo quando uma pessoa procura por gravação de copos na internet, passa a ser possível entregar os resultados desse tipo de serviço com base nos seus dados.

Usando o Google Analytics, será possível, graças às qualidades dessa ferramenta, encontrar o caminho certo para o sucesso no digital.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.