Um estudo realizado pelo Google nesta quinta-feira (25) mostrou que a categoria de roupas teve o maior crescimento em intenção de compras na Black Friday, com aumento de 237%. O segundo lugar fica com relógio inteligente, com 208% de aumento e, o terceiro, com laptop, com aumento de 165%.
“Há muitos produtos relacionados à retomada da vida social, como roupas e relógio para monitorar exercícios, por exemplo”, diz Rodrigo Chamorro, diretor de Insights e Analytics do Google. Impossível ignorar, também, o papel da inflação elevada correlacionado à busca dos brasileiros por itens de tíquete médio mais baixo no período.
Veja a lista completa:
1 – Roupas (+237%)
2 – Relógio inteligente (+208%)
3 – Laptop (+165%)
4 – Lâmpada inteligente (162%)
5 – Máquina de café(+158%)
6 – Vinho (+154%)
7 – Tênis (+154%)
8 – Cômoda de bebê (+153%)
9 – Chapéu (+148%)
10 – Smart TV 4k (+148%)
Dentro da categoria de moda, o Google detalhou quais os termos que têm destaque no volume de intenções de busca. “Botas femininas”, “Calça pantalona branca”, “sandálias femininas”, “vestido paetê” e até “croc” aparecem na lista.
Já em relação aos eletrônicos, os smartwatches têm destaque. O Galaxy Fit 2 tem o maior destaque em volume de buscas, junto ao Amazfit Band.
Olhando especificamente para produtos, dados do Google Shopping desta quinta-feira mostram aumento de buscas principalmente direcionado para o smartphone Samsung Galaxy S20, Galaxy M52 e iPhone 11.
Por fim, eletrodomésticos e eletroportáteis também têm destaque no levantamento realizado pelo Google, com termos como “geladeira brastemp frost free”, “cervejeira electrolux”, lava roupas, dolce gusto e fritadeira sem óleo.
Em relação aos móveis, uma das principais categorias da Black Friday do último ano, há aumento de buscas em categorias como cama box e guarda-roupa. “Agora que as pessoas têm uma visão um pouco melhor do modelo de trabalho, elas estão tomando decisões mais acertadas do que elas precisam dentro de casa”, diz Rodrigo.
Com informações da Revista Exame