João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 20.9ºC
Patos 25.58ºC
IBOVESPA 127791.6
Euro 6.1026
Dólar 5.7947
Peso 0.0058
Yuan 0.8012
Google testa chatbot de IA que pode dar conselhos de vida para usuários; saiba mais
22/08/2023 / 18:13
Compartilhe:

O Google está testando uma novo chatbot baseado em inteligência artificial (IA) que pode dar conselhos de vida para os usuários. As informações são do New York Times, que teve acesso aos documentos e materiais sobre a ferramenta e divulgou a novidade na última quarta-feira (16).

De acordo com o portal, a IA generativa poderia se tornar um “coach pessoal de vida”, auxiliando usuários a tomar decisões e dando dicas para resolver problemas mais complexos. A seguir, entenda melhor como a ferramenta deve funcionar e conheça as polêmicas nas quais ela já esteve envolvida antes mesmo do seu lançamento.

De acordo com o New York Times, o projeto surgiu da junção de duas empresas do Google, a DeepMind, um laboratório de pesquisa que foi comprado pela gigante das buscas, e a Brain, uma empresa da companhia que surgiu no Vale do Silício. As entidades foram fundidas em abril deste ano e, nesse mês de agosto, começaram a testar as novas ferramentas de IA. Ao que tudo indica, elas poderiam ajudar usuários dando conselhos para questões de vida mais complicadas e com diferentes variáveis.

Por enquanto, o recurso ainda está em fase em testes – segundo o jornal, mais de 100 especialistas estão testando e treinando o chatbot. A proposta é que ele seja capaz de responder a questões pessoais, mesmo quando a temática envolva indagações e desafios particulares.

Para exemplificar as possíveis aplicações do chatbot, os desenvolvedores forneceram um exemplo de comando que a assistente poderia responder. Nele, uma usuária fictícia conta uma história pessoal e afirma que uma amiga próxima vai se casar em um local distante. No entanto, ela diz que está desempregada e não tem dinheiro para ir ao casamento. Sem saber como lidar com a situação, ela pergunta ao chatbot como poderia contar a amiga que não poderá comparecer a seu casamento.

“Eu tenho uma amiga muito próxima que vai se casar neste inverno. Ela foi minha colega de quarto na faculdade e dama de honra no meu casamento. Quero muito ir ao casamento dela para celebrá-la, mas depois de meses procurando emprego, ainda não encontrei trabalho. Ela vai casar em um local distante e eu simplesmente não posso pagar o voo e o hotel agora. Como posso dizer a ela que não poderei ir?”, lê-se o exemplo na íntegra.

De acordo com os desenvolvedores, a assistente poderia oferecer sugestões e recomendações para usuários a partir da descrição de uma situação. O chatbot poderia, ainda, assumir uma postura de tutor para dar conselhos, ideias e até instruções de planejamento. Sendo assim, usando o comando descrito acima como exemplo, o chatbot poderia, inclusive, dar dicas de um planejamento financeiro para que a usuária conseguisse ir ao casamento da amiga.

Polêmicas da tecnologia

 

A nova ferramenta de IA ainda nem foi lançada e já está envolvida em uma série de polêmicas. A principal delas tem relação com uma certa preocupação do Google de que o uso da tecnologia possa fazer com que usuários acabem humanizando o robô.

Especialistas em segurança da gigante da tecnologia não descartaram a possibilidade de usuários ficarem dependentes do uso da ferramenta e começarem a achar que o chatbot teria consciência. Vale dizer que, em março, quando o Google Bard foi lançado nos EUA, ele foi proibido de dar conselhos financeiros, médicos ou legais.

Também cabe ressaltar que a função está em fase de testes e ainda está sendo avaliada por especialistas do Google. Ou seja, é possível que o recurso não seja nem sequer lançado oficialmente ou passe por mudanças antes do seu anúncio oficial.

Com informações de The New York Times e The Sun