O governador do Piauí, Rafael Fonteles irá assumir a presidência do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) em janeiro de 2025.
Ele sucede a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, que é a primeira mulher a presidir a entidade. Antes dela, quem comandou o consórcio foi o governador da Paraíba, João Azevêdo.
Em seu discurso após a eleição, Rafael Fonteles afirmou que o “Consórcio Nordeste segue sendo extremamente útil para defender os interesses da região e para o compartilhamento de boas práticas entre nós. Por isso, no decorrer deste de 2025, vamos conversar e dialogar com os governadores para que a nossa voz seja a voz de todo o Nordeste. Na nossa primeira reunião do ano que vem, nós iremos eleger comissões e os temas que irão nortear os nossos trabalhos durante o ano de 2025.”
A assembleia geral foi dirigida pela atual presidenta do Consórcio Nordeste, governadora Fátima Bezerra. “Dirigir o Consórcio Nordeste é um desafio e uma grande satisfação. Neste ano, avançamos em importantes ações nas áreas de segurança pública, agricultura familiar, cultura e turismo, nas relações internacionais e com o governo federal. Tido isso nos traz satisfação e só foi possível com a nossa união e espírito de cooperação. Rafael, conte com meu apoio em sua jornada,” disse Fátima.
Rafael Fonteles iniciou a carreira política como secretário da Fazenda do Piauí (2015-2022), onde coordenou o programa Pró-Piauí, com foco no eixo social e no desenvolvimento econômico.
Em 2022, aos 37 anos, foi eleito governador do Piauí.
Ele tem 39 anos de idade, é bacharel em matemática pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e mestre em economia matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Foi premiado em Olimpíadas Internacionais de Química (2002), Física (2002) e Matemática (2004) na Holanda, Indonésia e Macedônia, respectivamente.