Foi publicada uma portaria na edição do Diário Oficial do Estado da Paraíba (DOE), nesta terça-feira (22), designando servidores do Governo da Paraíba que serão responsáveis pela comissão que vai organizar o concurso público para cargos na Polícia Penal da Paraíba.
Os servidores nomeados foram Marlene Rodrigues Da Silva, Alcides Magalhães De Souza, José Carlos Da Silva, Maria Das Graças Aquino Teixeira Da Rocha, Tercio Chaves De Moura Junior, Mazukyevicz Ramon Santos Do Nascimento Silva E José Ferreira Nunes Neto.
O novo concurso público para a Polícia Penal da Paraíba segue em planejamento pelo governo estadual. De acordo com informações do Sindicato dos Policiais Penais do Estado da Paraíba (SINDPP/PB) que representa a categoria, a seleção deverá ofertar mil vagas.
A solicitação inicial, conforme reforçado pelo presidente da entidade, Kécio Valmesson Lyra dos Santos, foi de concurso para duas mil oportunidades, no entanto, o orçamento estadual prevê mil vagas para a carreira.
No momento, de acordo com dados do governo estadual, a remuneração inicial de um policial penal é de R$4.670,32.
O último concurso para agente de segurança penitenciária (antiga denominação da atual carreira de policial penal) foi realizado em 2008.
Sob organização da FCC, a seleção foi destinada ao provimento de 2 mil oportunidades para a carreira.
Os candidatos, na época, foram avaliados por meio das etapas de provas objetivas, avaliação psicológica e curso de formação.
A prova objetiva do concurso Polícia Penal 2008 exigiu conhecimentos nas áreas de Língua Portuguesa (20 questões), Atualidades (15 questões) e Legislação Específica (Lei de Execução Penal, Lei Estadual nº 5.022/1988, decreto nº 12.832/1988 e Resolução nº 001/CECP/07.