Na manhã desta quinta-feira (14), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) deliberou por unanimidade a aprovação das contas do Governo do Estado da Paraíba referentes ao ano de 2022, último do primeiro mandato do governador João Azevêdo, do Partido Socialista Brasileiro (PSB). O parecer favorável do conselheiro Fábio Nogueira, relator das contas, marca um importante passo na avaliação da gestão estadual.
Em seu voto, o conselheiro Nogueira recomendou a aprovação das contas de João Azevêdo, assim como as contas da ex-vice-governadora Ana Lígia da Costa Feliciano e do desembargador Saulo Benevides, que exerceu o cargo de governador em exercício durante o período em análise.
Apesar da aprovação, auditores do Tribunal de Contas voltaram a ressaltar a necessidade de investimentos mínimos nas áreas de Educação e Saúde. O procurador-geral do Estado, Fábio Andrade, apresentou dados que indicavam investimentos na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) que não foram considerados na análise.
Em relação à Saúde, o estudo constatou um investimento de 10,65%, enquanto o Estado alegou destinar 12,95% dos recursos para essa área, argumento acatado pelo conselheiro relator. Nogueira também destacou o progresso na Saúde após a retirada das organizações sociais, como a Cruz Vermelha, que esteve envolvida no escândalo da operação Calvário durante a gestão de Ricardo Coutinho.