João Pessoa 30.13ºC
Campina Grande 30.9ºC
Patos 36.58ºC
IBOVESPA 127053.38
Euro 6.1339
Dólar 5.8077
Peso 0.0058
Yuan 0.8038
Governador reduz alíquota de ICMS do gás natural para 40 indústrias na Paraíba
29/12/2021 / 12:41
Compartilhe:

O governador João Azevêdo (Cidadania) assinou, na manhã desta quarta-feira (29), decreto para a redução da alíquota de ICMS do gás natural para a indústria na Paraíba.

De acordo com o decreto, o ICMS terá uma redução de 18% para 12%, beneficiando 40 indústrias em todos os segmentos como cerâmica, têxtil, metalúrgico, bebidas, alimentos, calçados e mineração. A medida é válida a partir do dia 1 de janeiro de 2022.

Foto: Francisco França

A desoneração do tributo atende a uma reivindicação da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP) e do Centro das Indústrias da Paraíba (Ciep), diante dos impactos econômicos provocados pela pandemia. Segundo dados da Companhia Paraibana de Gás (PBGÁS), a decisão provocará uma redução média de 8% na tarifa de gás da indústria.

“Essa redução beneficia o produto final e com isso, inevitavelmente, há um aumento de vendas, geração de emprego, é toda uma movimentação econômica a partir de um ato significativo como esse”, disse o presidente da PBGÁS, Jailson Galvão.

O conselheiro da Fiep e presidente do Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool na Paraíba (Sindalcool), Edmundo Barbosa, afirmou que o governo demonstra a intenção de ter uma economia cada vez mais forte a partir do fortalecimento do setor industrial. “Essa ação representa melhores condições para as empresas que dependem do gás natural, da sua produção, gerando uma maior competitividade para o nosso produto e garantia de geração de empregos e eu cumprimento o governador João Azevêdo e sua equipe econômica por isso”, declarou Edmundo.