O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (Seirhma), concluiu obras de recuperação nas barragens Timbaúba e Glória, no município de Jurú, e Catolé, no município de Manaíra. O investimento é de aproximadamente R$ 1,4 milhão, com recursos próprios, alcançando cerca de 21 mil habitantes. A ação faz parte do Programa de Recuperação de Barragens, que vem sendo desenvolvido na Paraíba com investimento total de aproximadamente R$ 30 milhões, nas quatro etapas.
Foram executadas nas três barragens limpeza e capina, restauração do maciço, regularização no talude de jusante, recuperação do sistema de drenagem e recuperação do vertedouro.
O programa objetiva realizar monitoramento com frequência das barragens, visando deter o avanço do desgaste pelo tempo.
Na Paraíba, 150 barragens são monitoradas pela gestão estadual, por meio da Seirhma e pela Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa). Foram incluídas no programa 66 barragens e até o momento 45 passaram por recuperação.
O programa, que está na quarta etapa dividida em três lotes, está sendo executado simultaneamente, beneficiando reservatórios do Sertão no lote um, do Litoral no lote dois e a barragem de Gramame/Mamuaba, que abastece a capital, no lote três.