João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 26.9ºC
Patos 34.14ºC
IBOVESPA 133381.58
Euro 6.48088
Dólar 5.5755
Peso 0.00433979
Yuan 0.77731028
Governo da Paraíba cria Comitê BioClima PB para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas
19/07/2025 / 12:45
Compartilhe:

O Governo da Paraíba oficializou nesta sexta-feira (18) a criação do Comitê BioClima PB, grupo que vai atuar no estudo da biodiversidade e no desenvolvimento de estratégias de adaptação e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas no estado. A medida foi estabelecida pelo Decreto 46.830/25 e será coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

A proposta é reunir pesquisadores, gestores públicos e representantes da sociedade para compartilhar informações técnicas e científicas, desenvolver estudos e propor ações práticas para enfrentar os desafios ambientais. O comitê será um espaço de articulação entre o governo, universidades e centros de pesquisa.

Entre os temas que serão trabalhados estão o impacto das mudanças climáticas, estratégias de adaptação, desenvolvimento de tecnologias para redução de gases do efeito estufa e elaboração de planos setoriais voltados à sustentabilidade.

De acordo com o decreto, o Comitê também servirá de apoio à formulação de políticas públicas e à capacitação de profissionais, além de contribuir com recomendações técnicas e científicas em sintonia com a Política Estadual de Mudanças Climáticas.

Presidência – A secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, vai presidir o Comitê e ficará responsável por indicar a equipe de apoio técnico. O grupo terá um prazo de 60 dias, a partir da publicação do decreto, para apresentar seu regimento interno e organizar seu funcionamento.

Rafaela destacou a importância da criação do Comitê como um passo estratégico diante dos desafios climáticos atuais. “Estamos vivendo um período crítico, com aumento das temperaturas globais e maior ocorrência de eventos extremos. Com o Comitê BioClima PB, a Paraíba reforça seu compromisso com o meio ambiente e com a construção de políticas públicas baseadas em evidências científicas”, afirmou.

O Comitê também contribuirá para reunir diversos setores da sociedade para um diálogo permanente sobre sustentabilidade.

Composição – O Comitê será formado por representantes de instituições reconhecidas na área de ciência e tecnologia, como Instituto Federal da Paraíba (IFPB); Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Instituto Nacional do Semiárido (INSA); Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA); Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia; Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (SECTIES).