Famosa mundialmente pelas luzes, grandes letreiros e táxis amarelos, a Times Square, principal praça de Nova York, se torna uma “zona livre de armas” a partir desta quinta-feira (1).
Com a medida, fica proibida a circulação de pessoas portando armas de fogo na região. Caso sejam pegas em flagrante, elas poderão responder criminalmente e estarão sujeitas à reclusão de mais de um ano.
A decisão, assinada pela governadora do estado de Nova York, Kathy Hochul, é uma resposta à decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos que determinou o porte de armas legal em todos os estados do país, derrubando uma lei de Nova York que impunha restrições às armas fora de casa.
Keeping New Yorkers safe is my top priority.
Starting tomorrow, concealed weapons will no longer be permitted on subways, in bars, and the following sensitive locations. pic.twitter.com/RKExUOBlrT
— Governor Kathy Hochul (@GovKathyHochul) August 31, 2022
Além da Times Square, outros pontos foram definidos como zonas sensíveis, como transportes públicos, bares e restaurantes que servem álcool, casas de entretenimento, locais de votação, centros religiosos, instituições educacionais, creches, acampamentos e pontos de encontros de crianças, playgrounds, parques, zoológicos, bibliotecas, prédios do governo, fóruns, centros médicos, abrigos e locais de protestos e atos públicos.
Placas provisórias estão sendo inseridas nos principais pontos da praça para sinalizar as áreas livres e aquelas onde os cidadãos não podem entrar portando armas de fogo.