A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, participou na manhã desta sexta-feira (10) de uma solenidade na Paraíba para oficializar a entrega de quatro imóveis da União a instituições de saúde e municípios do estado. As cessões fazem parte do programa Imóvel da Gente, que tem como objetivo destinar patrimônios federais para usos de interesse público, fortalecendo serviços essenciais como saúde e educação.
As entregas contemplam três cidades: João Pessoa, Campina Grande e Malta, e visam ampliar a capacidade de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em áreas estratégicas como oncologia, reabilitação, urgência e emergência.
Na capital paraibana, a Fundação Napoleão Laureano recebeu a cessão de uma área contígua ao hospital, onde serão instalados 50 leitos destinados a cuidados paliativos. A estrutura também permitirá ampliar o atendimento oncológico no local, referência no tratamento de câncer em toda a Paraíba.
“A gente fez quatro entregas importantes na área da saúde. Uma área aqui, contígua ao Laureano, vai ser 50 leitos para tratamento de doentes em cuidados paliativos e também vai ampliar os leitos oncológicos em geral”, afirmou a ministra Esther Dweck.
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Sem Partido), destacou a relevância da decisão de priorizar a ampliação do Laureano.
“O Hospital Laureano tem uma história fundamental para a vida das pessoas, não apenas em João Pessoa, mas em todo o estado e até em outros estados. Abrimos mão de construir uma maternidade para priorizar este equipamento, reconhecendo sua importância para a saúde da população”, disse o gestor.
Em Campina Grande, dois imóveis foram cedidos. Um deles para a FAAP (Fundação Assistencial da Paraíba), onde será instalada uma nova área de reabilitação de pacientes oncológicos. O segundo é referente ao Hospital Universitário Alcides Carneiro, utilizado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) há 75 anos. A cessão formaliza a posse do terreno pela universidade, permitindo novos investimentos e obras.
“O terreno não era da UFCG e isso poderia criar obstáculos a investimentos. Essa cessão é um ato de regularização que vai permitir com que a universidade trabalhe com mais tranquilidade”, destacou Camilo Farias, reitor da UFCG.
No município de Malta, no Sertão, o antigo prédio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que estava desativado, foi restaurado para abrigar uma base descentralizada do SAMU, ampliando a capacidade de resposta a urgências e emergências na região.
“Restauramos o prédio e ele já está funcionando. Construímos a garagem ao lado da ambulância. É uma alegria, como gestora, ver um prédio que estava ocioso agora servindo à população com agilidade e eficiência”, afirmou a Ana Maria Peixoto (Republicanos), prefeita de Malta.
Segundo a ministra Esther Dweck, esta é a segunda visita ao estado para entregas dentro do programa Imóvel da Gente, que tem como diretriz devolver à população o uso de patrimônios públicos federais que estavam ociosos.
“A gente possa ter cada vez mais um uso correto desse patrimônio da União”, ressaltou Dweck.