João Pessoa 31.13ºC
Campina Grande 31.9ºC
Patos 36.5ºC
IBOVESPA 127791.6
Euro 6.1013
Dólar 5.7947
Peso 0.0058
Yuan 0.8013
Governo Federal traça plano para reduzir impactos da maré alta na Baía da Traição
15/11/2024 / 13:46
Compartilhe:

O Governo Federal iniciou o desenvolvimento do Plano Setorial de Oceano e Zona Costeira, parte integrante do Plano Clima Adaptação. Essa iniciativa busca reduzir a vulnerabilidade de regiões como Baía da Traição, no Litoral Norte da Paraíba, para minimizar os impactos das mudanças climáticas pelo avanço do nível do mar.

O Governo Federal afirmou que o planejamento e a gestão territorial das áreas costeiras brasileiras são responsabilidades atribuídas aos municípios. No entanto, entre as diretrizes estabelecidas, está o Guia de Diretrizes de Prevenção e Proteção à Erosão Costeira, que oferece orientações técnicas essenciais para as prefeituras na implementação de ações de proteção ambiental e mitigação de riscos.

As ações do plano setorial incluem medidas preventivas, como a proteção de ecossistemas costeiros, estratégias de adaptação para comunidades vulneráveis e iniciativas para garantir a resiliência das infraestruturas locais.

Na última semana, um trecho da pavimentação que dá acesso à ‘Aldeia Forte’ foi danificado por causa das fortes ondas do mar registradas durante maré alta em Baía da Traição.

O prefeito Sérgio Lima afirmou que um dos lados da via chegou a desmoronar e, por causa disso, foi solicitado o isolamento do local até que algumas outras medidas sejam tomadas para evitar novos danos.

F5 Online com informações do MaisPB