João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 20.9ºC
Patos 23.65ºC
IBOVESPA 119137.86
Euro 5.816
Dólar 5.4195
Peso 0.006
Yuan 0.7469
Governo instala Posto Médico de Pronto Atendimento para o Maior São João do Mundo
30/05/2024 / 19:15
Compartilhe:
Foto: Divulgação

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), entregou, nessa quarta-feira (29), o Posto Médico de Pronto Atendimento, que vai funcionar no Parque do Povo, em Campina Grande, durante a realização do Maior São João do Mundo. A festa tem duração de 33 dias, encerrando em 30 de junho.

Este é o segundo ano consecutivo que a Saúde disponibiliza a unidade para os forrozeiros que aproveitam a festa no local. O equipamento oferece socorro médico imediato para atendimentos de baixa e média complexidade, no próprio espaço, que conta com uma estrutura semelhante a um hospital, portando equipamentos como carrinho de parada, ventilador de transporte, desfibrilador automático externo, aparelho de eletrocardiograma, e ainda um posto de enfermagem abastecido com medicamentos, 20 pontos de atendimento e um leito de estabilização.

Para casos de alterações cardíacas ou problemas mais graves, o atendimento será iniciado no posto médico e direcionado para o atendimento especializado na unidade de referência mais próxima. O transporte do paciente fica a cargo da ambulância de suporte avançado do programa Coração Paraibano. O posto ainda conta com uma segunda ambulância e uma aeronave UTI também estará disponível para a transferência de pacientes em casos de maior agravo.

A equipe de saúde que vai realizar os atendimentos é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutor socorrista e profissional administrativo do Hospital de Trauma de Campina Grande e Hospital de Clínicas. O serviço ainda vai contar com a distribuição de preservativos masculinos e femininos. O horário de funcionamento da unidade segue o mesmo do Parque do Povo, iniciando sempre às 18:30h e encerrando 0h, nas segundas e terças-feiras. Já nas quartas e quintas-feiras, o limite é às 2h, e nas sextas, sábados e domingos, até 3h.

O secretário da Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, conta que a proposta do equipamento é evitar a superlotação nos hospitais com suporte que pode ser oferecido no local da festa.

“Com essa estrutura aqui, a Secretaria de Estado da Saúde, mais uma vez com a presença do Governo da Paraíba, num dos maiores eventos do país, garante que a nossa rede hospitalar não fique sobrecarregada, indo para os hospitais somente aquelas ocorrências de maior complexidade, e todo atendimento de média e baixa complexidade é realizado aqui mesmo, onde esses usuários são atendidos e liberados para casa”, pontua o secretário.

A estrutura de Posto Médico de Pronto Atendimento do Governo do Estado também estará presente nas festas juninas de Bananeiras, Patos, Monteiro, Santa Luzia, e em Cabaceiras, na Festa do Bode Rei.